Resumen:
O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROCESSO DE PESQUISA COM JOVENS ESTUDANTES PERTENCENTES A CAMADAS POPULARES, SITUADOS, POIS, EM UMA CONDIÇÃO DE CLASSE QUE OS IDENTIFICA, EM TERMOS DE POSIÇÕES ECONÔMICAS, HABITUS E ESTILO DE VIDA (BOURDIEU, 1987). OS JOVENS PESQUISADOS SÃO ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS E ESTÃO VINCULADOS AO PROGRAMA AGENTE JOVEM LOCALIZADO EM UM BAIRRO DE GOIÂNIA GOIÂNIA VIVA, CUJO OBJETIVO MANIFESTO CONSISTE EM DESENVOLVER ATIVIDADES EDUCATIVAS, VISANDO INSERI-LOS NA LÓGICA DA ORGANIZAÇÃO VIGENTE DA SOCIEDADE. INTERESSA, EM ESPECIAL, EXAMINAR QUEM SÃO ESTES JOVENS, QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS CRIADAS POR ELES AO VIVENCIAREM A CONDIÇÃO JUVENIL. O PROGRAMA AGENTE JOVEM APRESENTA-SE NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS COMO POLÍTICA VOLTADA PARA JOVENS CLASSIFICADOS DE RISCO OU DE VULNERABILIDADE. A PESQUISA FOI REALIZADA TENDO POR BASE O SEGUINTE EQUACIONAMENTO: QUAIS CONCEPÇÕES DE JUVENTUDE E DE ATIVIDADE EDUCATIVA SÃO SUSTENTADAS PELO PROGRAMA AGENTE JOVEM COMO OS REFERIDOS JOVENS VIVENCIAM A CONDIÇÃO JUVENIL QUAIS ESTRATÉGIAS QUE ELES CRIAM PARA GARANTIR SUA SOBREVIVÊNCIA NO ESPAÇO SOCIAL URBANO COMO PERCEBEM A ESCOLA, A FAMÍLIA, A RELIGIÃO E O PROGRAMA AGENTE JOVEM EM QUE ESTÃO INSERIDOS NA PERSPECTIVA DAS QUESTÕES PROPOSTAS É PERTINENTE DESTACAR DOIS MOVIMENTOS QUE A PESQUISA FEZ NO SENTIDO DE DAR CONTA DO OBJETO DE ESTUDO. PRIMEIRO, REFERE- SE AO FORMATO DO PROGRAMA SUAS FINALIDADES , PROPÓSITOS , METODOLOGIA, CONCEPÇÕES ENQUANTO UM ESPAÇO INSTITUCIONAL DE NATUREZA PÚBLICA ONDE OS JOVENS DE CAMADAS POPULARES TRANSITAM . O SEGUNDO , FOCA SUA ATENÇÃO NO MODO DE SER JOVEM, NOS SIGNIFICADOS DIVERSOS QUE OS JOVENS PRODUZEM ACERCA DA CONDIÇÃO JUVENIL . A PESQUISA PROPÕE-SE A CONTRIBUIR PARA QUE SEJAM AMPLIADOS OS ESTUDOS SOBRE JUVENTUDE E EDUCAÇÃO NO BRASIL E FORNECIDOS SUBSÍDIOS PARA POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA JUVENTUDE.