: Recent submissions

  • LEITE, Valderlei Furtado; TRINDADE, Liana Maria Salvia (Universidade São Marcos. Programa de Pós-Graduação em Administração, Educação e Comunicação, 2006)
    Análise comparativa entre a chamada “cultura erudita”, brasileira, centralizada no sistema educacional, e uma cultura popular, sendo que a essas duas faixas a sociedade urbano-capitalista acrescentou outras duas: a cultura ...
  • ALVES, Teodora de Araújo; CLARO, Edson Cesar Ferreira (Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    As redes de relações estabelecidas na vida de cada sujeito são tecidas, dentre outros aspectos, com diferentes fios de aprendizagens. Como em toda tessitura, ora temos possibilidades de nos atrapalharmos e ora nos encontrarmos ...
  • SILVA, Maria Conceição da; CORDEIRO, Jorge Chaves (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Estudos sobre a relação “Saber Popular e o Conhecimento Cientifico” poderão contribuir para resgatar a re-significação do Ensino e a função Social e Política dos Espaços Educativos. Baseado neste princípio, este trabalho ...
  • CRUZ, Leonardo Borges da; HOFBAUER, Andreas (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, 2006)
    O movimento negro atualmente tem recebido uma atenção diferente, por parte de intelectuais. As recentes conquistas para a população negra no Brasil são compreendidas, por alguns, como fruto de uma dádiva das elites ...
  • ARAÚJO, Edinaura Almeida de; PINHEIRO, Antônio Carlos Ferreira (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2005)
    O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de investigar as atividades do Grupo Espírito de Luz, localizado em Pombal – PB, no período de 1946-2005 enquanto espaço de construção de uma prática educativa e de saberes ...
  • SILVA, Ana Rita Santiago da; LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio (Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2005)
    O Projeto Educacional do Quilombo Asantewaa: Uma Alternativa Possível? tivera apenas a perspectiva de compreender as ações pedagógicas no que se refere a sua contribuição com a construção da identidade e o fortalecimento ...
  • CONRADO, Amélia Vitória de Souza; BOAVENTURA, Edivaldo Machado (Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    A tese “Capoeira Angola e Dança Afro: contribuições para uma política de educação multicultural em Salvador”, se desenvolveu através do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia na ...
  • BARROS, Josiane Fonseca de; FRIGOTTO, Gaudêncio (Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    A presente dissertação procura refletir sobre algumas potencialidades e contradições existentes entre o projeto educativo e o projeto societário, de caráter socialista, anunciado pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas ...
  • UMBELINO, Valmor João; FLEURI, Reinaldo Matias (Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2000)
    O objetivo deste estudo é analisar as contradições e perspectivas que emergem da discussão teórico-metodológica em torno da Economia Solidária. A questão central do problema estudado vem ao encontro da preocupação, por ...
  • NASCIMENTO, Ubton Jose Argolo; NASCIMENTO, Antônio Dias (Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2005)
    Esta dissertação teve como objetivo relatar uma prática educativa para a formação da cooperativa dos agentes ecológicos de Canabrava. Participou dessa pesquisa um público constituído noventa e oito trabalhadores do aterro ...
  • OLIVEIRA, Rosângela Alves de; MAcDONALD, José Brendan (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2004)
    Em mais de dois séculos de existência, o capitalismo tem se aprimorado e mostrado uma grande habilidade em responder às suas crises nos diferenciados contextos históricos. A sociedade atual vive uma crise estrutural advinda ...
  • POLI, Odilon Luiz; LEITE, Marcia de Paula (Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    A presente tese investiga como os agricultores familiares envolvidos na criação de agroindústrias familiares associativas no Oeste Catarinense, uma resposta política à crise enfrentada pela agricultura familiar desde a ...
  • SILVA, Nelsânia Batista da; MELO NETO, José Francisco de (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Esta pesquisa tem como objetivo analisar a dimensao educativa e aspectos subjetivos presentes na organização e realização da Feira Agroecológica. A Feira efetua-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), campus I, em ...
  • TAMBURRELLI, Maria; DURAN, Marília Claret Geraes (Universidade Metodista de São Paulo. Faculdade de Letras. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    A proposta desta pesquisa pressupõe que cada um de nós, e especificamente cada educador da Associação em estudo, desenvolva sua ação educativa conforme suas convicções profundas sobre o ser humano, o mundo e a sociedade. ...
  • CULTI, Maria Nezilda; BEISIEGEL, Celso de Rui (Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2006)
    Esta tese analisa os limites intrínsecos do processo de construção de conhecimentos por meio da ação educativa entre orientadores (educadores) e trabalhadores cooperados (educandos) na prática de incubação dos empreendimentos ...
  • TAVARES, Jussana Maria; PESSOA, Jadir de Morais (Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2002)
    Em Grupo é mais fácil - associativismo rural e educação em Orizona-Go, pretende analisar a ação educativa a partir da constituição e do desenvolvimento de uma associação de pequenos agricultores. Para captar e compreender ...
  • BORTOLUZZI, Josiane; NOGUEIRA, Vera Maria Ribeiro (Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, 2006)
    O presente estudo analisa as experiências associativas de trabalho em Chapecó com o propósito de entender seu significado no contexto histórico do capitalismo no século XXI. A questão norteadora é se as “As Experiências ...
  • AMARAL JÚNIOR, José de; MONFREDINI, Ivanise (Centro Nove de Julho. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    Tendo em vista a grande precariedade do mercado de trabalho, resultado das transformações do capitalismo contemporâneo, esta dissertação tem por objetivo investigar a viabilidade e as dificuldades enfrentadas pela proposta ...
  • LIMA, Giovanny de Sousa; MAcDONALD, José Brendan (Universidade Federal da Paraíba. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2001)
    Tendo como fundameno teórico/prático a concepção cientifica da educação popular, materializou-se uma tentativa de investigação e análise crítica do processo de sobrevivência e resistência políticas dos catadores dos lixão ...
  • MARIANA, Fernando Bomfim; BRUNO, Lúcia Emíia Nuevo Barreto (Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2003)
    A pesquisa procura compreender as potencialidades e os limites do movimento cooperativista na atualidade, sua articulação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil e alguns dos inúmeros aspectos ...

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto