Resumen:
ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DE ESTUDO CONHECER AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE AS JOVENS DO GRUPO MARIA ESPERANÇA TÊM SOBRE A EDUCAÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DAS ANTIGAS ALUNAS DOROTÉIAS. O GRUPO MARIA ESPERANÇA EXISTE DESDE 1997, COMO PARTE DAS AÇÕES ASSISTENCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DAS ANTIGAS ALUNAS DOROTÉIAS (AAAD). ESSA ASSOCIAÇÃO EXISTE NA CIDADE DE CAJAZEIRAS, PARAÍBA, HÁ MAIS DE TRÊS DÉCADAS, QUANDO COMEÇOU O DESENVOLVIMENTO DE SEU TRABALHO VOLTADO PARA O SOCIAL, NA LUTA POR UMA CRECHE PARA ABRIGAR AS CRIANÇAS DO BAIRRO DOS REMÉDIOS. O TRABALHO EDUCACIONAL DESENVOLVIDO COM AS JOVENS DO GRUPO MARIA ESPERANÇA NA AAAD NÃO PARTE SÓ DAS EX-ALUNAS; A ASSOCIAÇÃO ABRE ESPAÇO PARA QUEM SE INTERESSAR EM CONTRIBUIR COM O PROCESSO EDUCACIONAL EM FORMAÇÃO, DESTACANDO-SE OS SEMINARISTAS E A UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, ATRAVÉS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. TRATA DE COMPREENDER E ANALISAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS QUE AS JOVENS DO GRUPO MARIA ESPERANÇA TÊM SOBRE A EDUCAÇÃO NA AAAD, TOMANDO POR BASE A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, PRINCIPALMENTE OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR SERGE MOSCOVICI E DENISE JODELET. SENDO ASSIM, DEBATE O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, SUAS FUNÇÕES E SEUS PROCESSOS DE ELABORAÇÃO, NO QUE DIZ RESPEITO À SUA APLICAÇÃO NA EDUCAÇÃO. UTILIZA COMO APORTE METODOLÓGICO O MÉTODO QUALITATIVO E QUANTITATIVO, APLICANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE FATORIAL DE CORRESPONDÊNCIA (AFC), ALIADA AOS TESTES DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP) E ÀS ENTREVISTAS. NA TENTATIVA DE COMPREENDER AS REPRESENTAÇÕES DAS JOVENS DO GRUPO MARIA ESPERANÇA SOBRE A EDUCAÇÃO NA AAAD, VERIFICA QUE A EDUCAÇÃO É REPRESENTADA COM UMA IMPORTÂNCIA SIGNIFICATIVA NA VIDA DESSAS JOVENS, CONFORME POSSIBILITA-LHES UMA NOVA LEITURA DE MUNDO DESPERTANDO-AS PARA CONSTRUIR NOVAS IDENTIDADES, PARA BUSCAR A CIDADANIA E A INCLUSÃO SOCIAL.