Resumo:
ESTE TRABALHO VISA COMPREENDER DE QUE FORMA AS EXPERIÊNCIAS DE SOCIALIZAÇÃO, ENTENDIDAS COMO INCORPORAÇÃO DAS DISPOSIÇÕES DO HABITUS, INSTALAM-SE E REPERCUTEM NA VIDA DOS INDIVÍDUOS, CONSTITUINDO, INCLUSIVE, POSSIBILIDADES DE NÃO REPRODUÇÃO DA CONDIÇÃO SOCIAL DE ORIGEM DESTES. NA REALIZAÇÃO, TOMEI COMO FIO CONDUTOR A RECONSTITUIÇÃO DAS TRAJETÓRIAS DE SETE JOVENS EGRESSOS DA ESCOLA DE DANÇA E INTEGRAÇÃO SOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES (EDISCA), INSTITUIÇÃO QUE REALIZA TRABALHO DE ARTE-EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DESFAVORECIDAS, DA CIDADE DE FORTALEZA. NO JULGAMENTO E NA PREVISÃO DA INSTITUIÇÃO AS DISPOSIÇÕES ADQUIRIDAS NESSE PROCESSO VÃO COMPOR A MATRIZ COMPORTAMENTAL NECESSÁRIA À MUDANÇA DE UM DESTINO SOCIAL PROVÁVEL, OU SEJA, O DA FALTA DE PERSPECTIVAS DADA PELA CONDIÇÃO DE POBREZA. AS TRAJETÓRIAS PERMITIRAM PERCEBER OS REFLEXOS DAS VÁRIAS PERTENÇAS E DESLOCAMENTOS NA CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE CRENÇAS, ANSEIOS E PRÁTICAS DOS JOVENS, EM ESPECIAL, AS REPERCUSSÕES DA SOCIALIZAÇÃO DA EDISCA NA ?INVENÇÃO? DAS SUAS VIDAS COTIDIANAS, BEM COMO OS DILEMAS E TENSÕES ORIUNDOS DA DISPUTA ENTRE DUAS TRAJETÓRIAS: A DENEGADA, PENSADA A PARTIR DOS COMPORTAMENTOS ?DESVIANTES? QUE A INSTITUIÇÃO QUER PREVENIR E A IDEALIZADA, RECOMENDADA COMO GARANTIA DE ?SALVAÇÃO? DO DESTINO SOCIAL PROVÁVEL.