DSpace/Manakin Repository

Representações dos Discentes do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua Formação Profissional

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor NUNES, Mauricéa pt_BR
dc.contributor.author ALENCASTRO, Paulo Roberto De pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:35Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:35Z
dc.date.issued 2003 pt_BR
dc.date.submitted 2003 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1255
dc.description Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE pt_BR
dc.description.abstract O tema "formação de professores" encontra-se muito atual, até mesmo devido às discussões sobre os cursos de licenciaturas desencadeadas em todo o país. Sabe-se que a formação de professores é extremamente importante para um ensino de qualidade, desde que esta formação seja produtora de saber e formadora de cidadãos críticos capazes de avaliar de forma reflexiva as situações de ensino e aprendizagem às quais poderão estar submetidos. Desta forma, este trabalho se propôs a pesquisar as representações dos licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua formação profissional. A amostra selecionada, seguindo o objetivo da pesquisa, foi então representada pelos licenciandos que estavam cursando a disciplina de Prática de Ensino de Química III - Estágio Supervisionado, por ser esta a última disciplina didático-pedagógica do curso. Os dados, coletados através de um questionário com perguntas abertas, procurou conhecer e construir o perfil destes licenciandos e as representações em relação ao curso. Buscou-se também pesquisar os conhecimentos inerentes à formação do professor e questões específicas à sua formação. Os relatos das representações destes licenciandos foram analisados qualitativamente. Como resultado, verificamos que, em parte, falta-lhes conhecimentos suficientes para desenvolverem suas atividades profissionais, mas acreditam na formação continuada para suprir estas deficiências. Manifestaram-se também sobre questões referentes à profissão professor e concepções de metodologias pedagógicas, ao qual apresentaram particularidades com pedagogias discutidas por diversos autores que seguem tendências modernas de educação, professor qualitativo, pesquisador, etc. pt_BR
dc.format.extent 561232 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de Mato Grosso pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO DE PROFESSORES pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title Representações dos Discentes do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua Formação Profissional pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto