Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | NUNES, Mauricéa | pt_BR |
dc.contributor.author | ALENCASTRO, Paulo Roberto De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MT | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:35Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:35Z | |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1255 | |
dc.description | Biblioteca Central da UFMT e Biblioteca Setorial do IE | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema "formação de professores" encontra-se muito atual, até mesmo devido às discussões sobre os cursos de licenciaturas desencadeadas em todo o país. Sabe-se que a formação de professores é extremamente importante para um ensino de qualidade, desde que esta formação seja produtora de saber e formadora de cidadãos críticos capazes de avaliar de forma reflexiva as situações de ensino e aprendizagem às quais poderão estar submetidos. Desta forma, este trabalho se propôs a pesquisar as representações dos licenciandos do curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua formação profissional. A amostra selecionada, seguindo o objetivo da pesquisa, foi então representada pelos licenciandos que estavam cursando a disciplina de Prática de Ensino de Química III - Estágio Supervisionado, por ser esta a última disciplina didático-pedagógica do curso. Os dados, coletados através de um questionário com perguntas abertas, procurou conhecer e construir o perfil destes licenciandos e as representações em relação ao curso. Buscou-se também pesquisar os conhecimentos inerentes à formação do professor e questões específicas à sua formação. Os relatos das representações destes licenciandos foram analisados qualitativamente. Como resultado, verificamos que, em parte, falta-lhes conhecimentos suficientes para desenvolverem suas atividades profissionais, mas acreditam na formação continuada para suprir estas deficiências. Manifestaram-se também sobre questões referentes à profissão professor e concepções de metodologias pedagógicas, ao qual apresentaram particularidades com pedagogias discutidas por diversos autores que seguem tendências modernas de educação, professor qualitativo, pesquisador, etc. | pt_BR |
dc.format.extent | 561232 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional | pt_BR |
dc.title | Representações dos Discentes do Curso de Licenciatura Plena em Química da UFMT sobre a sua Formação Profissional | pt_BR |