DSpace Repository

Alunos ingressantes no ensino superior: Relações interpessoais na universidade

Show simple item record

dc.contributor.advisor ALMEIDA, Laurinda Ramalho De pt_BR
dc.contributor.author MATHIAS, Maria Otília Montessanti pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:34Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:34Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1247
dc.description Pontifícia Universidade Católica de São Paulo pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa é conhecer como as relações professor-aluno, aluno-aluno e aluno-instituição são vivenciadas e desejadas nos cursos de bacharelado e licenciatura de instituições particulares, a partir de relatos de alunos ingressantes em cursos noturnos. Duas foram as questões priorizadas na pesquisa: o que o relato dos alunos ingressantes nos cursos superiores noturnos de universidades privadas revelam sobre as relações interpessoais que se desenvolvem na universidade? Que propostas podem ser viabilizadas pela universidade para facilitar a integração do aluno na vida universitária? Como instrumento para coleta dos dados, a pesquisa se utilizou questionário contendo questões fechadas e abertas, além de entrevistas com professores de três universidades, uma pública e duas privadas, que desenvolvem ou desenvolveram projetos/propostas voltados para a integração do aluno à universidade, demonstrando sensibilidade para as questões das relações interpessoais. Os dados foram iluminados pela abordagem centrada na pessoa, que tem como representante principal Carl R. Rogers, entendendo que essa abordagem possibilita uma nova política de relações humanas. A mesma foi assumida por mostrar-se fecunda, em razão de Carl R. Rogers ter elaborado, entre outras, uma teoria das relações interpessoais. Os resultados evidenciaram a importância dada pelos alunos ingressantes no ensino superior às relações interpessoais professor-aluno, aluno-aluno, no sentido de facilitar seu processo de aprendizagem e sua vivência no meio universitário. Também as relações aluno-universidade foram consideradas importantes, porém, pouco concretizadas. pt_BR
dc.format.extent 1425835 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher Pontifícia Universidade Católica de São Paulo pt_BR
dc.subject RELAÇÕES INTERPESSOAIS pt_BR
dc.subject ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.title Alunos ingressantes no ensino superior: Relações interpessoais na universidade pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context