Abstract:
ESTE ESTUDO QUALITATIVO, NUMA ABORDAGEM DE ESTUDO DE CASO, PRETENDEU APRESENTAR UMA LEITURA SOBRE A MEDIAÇÃO DIGITAL ATRAVÉS DA COMPREENSÃO DO USO DO CHAT, ENQUANTO RECURSO PEDAGÓGICO. TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CONSTRUÇÃO DE SUAS RELAÇÕES BEM COMO AS POSSÍVEIS MUDANÇAS POR ELE AFETADAS NA ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO DE UM GRUPO DE ADOLESCENTES, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E USUÁRIOS DIÁRIOS DE UM MESMO SISTEMA DE CHAT, POR MAIS DE CINCO ANOS. EMBASADO EM WILDMER, FERREIRA, OUTEIRAL, PALLOF E THOMPSON A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA MEDIANTE ENTREVISTA ABERTA E SEMI- ESTRUTURADA, DIÁLOGOS E CONVERSAS EXTRAÍDOS DO CHAT, PELOS PRÓPRIOS ENTREVISTADOS E PARTICIPANTES ANÔNIMOS. NA CONCLUSÃO, A PESQUISA APRESENTA A NECESSIDADE DO INVESTIMENTO NA EDUCAÇÃO INTEGRAL QUE VIABILIZE UMA RELAÇÃO COM A VIRTUALIDADE COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO NA CONQUISTA DE UMA AUTONOMIA, PERMEADA POR VALORES, ENSINAMENTOS E CUIDADOS ÉTICOS E MORAIS QUE AUXILIEM NA CONSTRUÇÃO DE UMA ADOLESCÊNCIA VERDADEIRA E PLENA.