Abstract:
ESTE TRABALHO FOI REALIZADO NO CEFET-BAMBUI-MG, QUE DESENVOLVE UMA METODOLOGIA DE ENSINO ADOTADA BASEANDO-SE NO SISTEMA DENOMINADO ESCOLA-FAZENDA, O QUAL VEM FUNCIONANDO DESDE 1968. ESTE TEM COMO OBJETIVO FAZER DO TRABALHO UM ELEMENTO IMEGRANTE DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, BUSCANDO CONCILIAR EDUCAÇÃO/TRABALHO. OS SETORES DE PRODUÇÃO E SERVIÇOS SÃO UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O EXERCICIO PROFISSIONAL COM INTUITO DE VERIFICAR AS ABORDAGENS DE ENSINO QUE ESTÃO PRESENTES TANTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA QUANTO NA EDUCAÇÃO DE OUTROS PAÍSES É UM AUXÍLIO NA COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO ESPECIFICA, DO PROFISSIONAL DOCENTE NO CEFET-BAMBUÍ. OS DIFERENTES MODELOS DE ENSINO QUE ALIADOS À PESQUISA VÊEM CONTRIBUIR PARA O PROCESSO EDUCATIVO COMO UM TODO. POR ISSO PARA CONHECER O PERFIL DA INSTITUIÇÃO SE TORNOU RELEVANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ESPECIFICAMENTE EM BAMBUI E EM MINAS GERAIS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É APRESENTAR A ANÁLISE DOS EGRESSOS E AS CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE BAMBUI-MG. DURANTE O CRESCIMENTO DA ESCOLA E, CONSEQUENTEMENTE DO NÚMERO DE ALUNOS, DE PROFESSORES, DA OFERTA DE CURSOS E DA ABRANGÊNCIA DE NOVAS ÁREAS, ESTA ESCOLA NÃO MUDOU SUA FILOSOFIA DE ENSINO NEM SUAS NORMAS BÁSICAS DE FUNCIONAMENTO QUE BUSCAM A FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL COMPLETO, EFICIENTE, RESPONSÁVEL, CAPAZ DE RESOLVER PROBLEMAS E APONTAR SOLUÇÕES, ALIANDO TUDO ISTO A UMA FORMAÇÃO ÉTICA, HUMANÍSTICA E CIDADÃ, COM CONSCIÊNCIA DE SEUS DIRETOS E DE SUAS OBRIGAÇÕES. ASSIM SENDO, ESTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR O RESULTADO, APRESENTADO NO MERCADO DE TRABALHO, PELOS ALUNOS FORMADOS NESTA INSTITUIÇÃO, AVALIANDO QUAIS OS ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE SUA FORMAÇÃO E SUA INSERÇÃO NO DIFÍCIL E COMPETITIVO MUNDO DO TRABALHO.