dc.contributor.advisor |
BRANDÃO, Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia |
pt_BR |
dc.contributor.author |
CARVALHO, Cynthia Paes De |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
RJ |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:46:31Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:46:31Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier |
Doutorado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1233 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA PUC |
pt_BR |
dc.description.abstract |
INSPIRADO NAS PESQUISAS DE PIERRE BOURDIEU, O ESTUDO FOCALIZA A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM O CONHECIMENTO ACADÊMICO E A UNIVERSIDADE, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS COLOCADOS PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS BRASILEIRAS NO FINAL DA DÉCADA DE 90. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO COM GRADUANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DIREITO DA PUC-RIO NO ANO 2000 COM BASE NUM CONJUNTO VARIADO DE FONTES, ABRANGENDO DESDE AS RESPOSTAS A DIFERENTES QUESTIONÁRIOS ATÉ AS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS DISPONÍVEIS NA UNIVERSIDADE. PARA A ANÁLISE FOI CONSTRUÍDA UMA TIPOLOGIA DOS DIFERENTES PERCURSOS ESCOLARES DO GRUPO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ A UNIVERSIDADE. DESSA FORMA, A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM A LITERATURA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS CAMADAS MÉDIAS, PODE-SE DISCUTIR E APROFUNDAR ALGUMAS DAS INTERPRETAÇÕES JÁ CONSAGRADAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES DE REPRODUÇÃO DO STATUS SOCIAL, PARTICULARMENTE NO QUE TOCA AOS INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS. DENTRE OUTROS ASPECTOS RELEVANTES, O ESTUDO MOSTROU DENTRO DOS LIMITES DOS DADOS DISPONÍVEIS - A INFLUÊNCIA DO VOLUME E DA ESTRUTURA DO CAPITAL CULTURAL DAS FAMÍLIAS NA CONSTRUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS FAMILIARES E DO HABITUS DOS JOVENS PESQUISADOS. AINDA QUE NÃO SE TENHA ENCONTRADO PADRÕES MUITO DIFERENCIADOS DE ESCOLHA ENTRE AS FRAÇÕES DE CAMADAS MÉDIAS ESTUDADAS, PODE-SE CONSTATAR A TENDÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA RELAÇÃO PRAGMÁTICA E INSTRUMENTAL COM A ESCOLA. FINALMENTE, A PESQUISA REUNIU DIVERSOS ELEMENTOS SOBRE O QUE SE PODERIA CHAMAR DE HABITUS ESCOLAR UNIVERSITÁRIO FORJADO AO LONGO DO CURSO SUPERIOR, EM CUJA CONSTITUIÇÃO INTERAGEM AS DISPOSIÇÕES E OS CAPITAIS ENGENDRADOS NO MUNDO NATAL COM O ESPAÇO SOCIOPROFISSIONAL DA GRADUAÇÃO ESCOLHIDA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
1170095 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO |
pt_BR |
dc.subject |
FAMÍLIA |
pt_BR |
dc.subject |
ESCOLA |
pt_BR |
dc.subject |
TRAJETÓRIA |
pt_BR |
dc.subject |
CLASSE MÉDIA |
pt_BR |
dc.subject |
REPRODUÇÃO SOCIAL |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios populares |
pt_BR |
dc.title |
ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL `A UNIVERSIDADE |
pt_BR |