DSpace/Manakin Repository

ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL `A UNIVERSIDADE

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor BRANDÃO, Rosaly Hermengarda Lima Brandão Zaia pt_BR
dc.contributor.author CARVALHO, Cynthia Paes De pt_BR
dc.coverage.spatial RJ pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:31Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:31Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1233
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA PUC pt_BR
dc.description.abstract INSPIRADO NAS PESQUISAS DE PIERRE BOURDIEU, O ESTUDO FOCALIZA A RELAÇÃO DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS COM O CONHECIMENTO ACADÊMICO E A UNIVERSIDADE, NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES E DESAFIOS COLOCADOS PARA A REPRODUÇÃO SOCIAL DAS CAMADAS MÉDIAS URBANAS BRASILEIRAS NO FINAL DA DÉCADA DE 90. FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO COM GRADUANDOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA ELÉTRICA E DIREITO DA PUC-RIO NO ANO 2000 COM BASE NUM CONJUNTO VARIADO DE FONTES, ABRANGENDO DESDE AS RESPOSTAS A DIFERENTES QUESTIONÁRIOS ATÉ AS INFORMAÇÕES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS DISPONÍVEIS NA UNIVERSIDADE. PARA A ANÁLISE FOI CONSTRUÍDA UMA TIPOLOGIA DOS DIFERENTES PERCURSOS ESCOLARES DO GRUPO DO ENSINO FUNDAMENTAL ATÉ A UNIVERSIDADE. DESSA FORMA, A PARTIR DA INTERLOCUÇÃO COM A LITERATURA DA SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO SOBRE A TRANSMISSÃO INTERGERACIONAL DO PATRIMÔNIO CULTURAL NAS CAMADAS MÉDIAS, PODE-SE DISCUTIR E APROFUNDAR ALGUMAS DAS INTERPRETAÇÕES JÁ CONSAGRADAS SOBRE AS ESTRATÉGIAS FAMILIARES DE REPRODUÇÃO DO STATUS SOCIAL, PARTICULARMENTE NO QUE TOCA AOS INVESTIMENTOS EDUCACIONAIS. DENTRE OUTROS ASPECTOS RELEVANTES, O ESTUDO MOSTROU DENTRO DOS LIMITES DOS DADOS DISPONÍVEIS - A INFLUÊNCIA DO VOLUME E DA ESTRUTURA DO CAPITAL CULTURAL DAS FAMÍLIAS NA CONSTRUÇÃO DAS ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS FAMILIARES E DO HABITUS DOS JOVENS PESQUISADOS. AINDA QUE NÃO SE TENHA ENCONTRADO PADRÕES MUITO DIFERENCIADOS DE ESCOLHA ENTRE AS FRAÇÕES DE CAMADAS MÉDIAS ESTUDADAS, PODE-SE CONSTATAR A TENDÊNCIA AO DESENVOLVIMENTO DE UMA RELAÇÃO PRAGMÁTICA E INSTRUMENTAL COM A ESCOLA. FINALMENTE, A PESQUISA REUNIU DIVERSOS ELEMENTOS SOBRE O QUE SE PODERIA CHAMAR DE HABITUS ESCOLAR UNIVERSITÁRIO FORJADO AO LONGO DO CURSO SUPERIOR, EM CUJA CONSTITUIÇÃO INTERAGEM AS DISPOSIÇÕES E OS CAPITAIS ENGENDRADOS NO MUNDO NATAL COM O ESPAÇO SOCIOPROFISSIONAL DA GRADUAÇÃO ESCOLHIDA. pt_BR
dc.format.extent 1170095 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO pt_BR
dc.subject FAMÍLIA pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject TRAJETÓRIA pt_BR
dc.subject CLASSE MÉDIA pt_BR
dc.subject REPRODUÇÃO SOCIAL pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios populares pt_BR
dc.title ENTRE AS PROMESSAS DA ESCOLA E OS DESAFIOS DA REPRODUÇÃO SOCIAL: FAMÍLIAS DE CAMADAS MÉDIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL `A UNIVERSIDADE pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto