DSpace Repository

A MELODIA DA FORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG

Show simple item record

dc.contributor.advisor VIANA, Maria Jose Braga pt_BR
dc.contributor.author PRATES, Francisca Schaich pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:30Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:30Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1232
dc.description FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO PRINCIPAL DESTA INVESTIGAÇÃO FOI DISCUTIR, NUMA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA, AS DESIGUALDADES DE ACESSO AO CURSO SUPERIOR DE MÚSICA DA UFMG. PARA TANTO, BUSCAMOS IDENTIFICAR DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS NAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE SUJEITOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES QUE INGRESSARAM NESTA INSTITUIÇÃO. APÓS TRAÇAR O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO DE APROVADOS NOS VESTIBULARES DE 1999 A 2005 NO CURSO DE BACHARELADO DA ESCOLA DE MÚSICA (FONTE: COPEVE), DESCREVEMOS AS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE DOZE ESTUDANTES DESSA ESCOLA ? 5 ORIUNDOS DAS CAMADAS POPULARES E 7 DAS CAMADAS MÉDIAS ? MATRICULADOS NAS SEGUINTES HABILITAÇÕES: COMPOSIÇÃO, REGÊNCIA, CANTO, PIANO, TROMBONE, PERCUSSÃO E VIOLÃO. ESSE ESTUDO EMPREENDEU UMA IMERSÃO NAS PECULIARIDADES E SINGULARIDADES DE CADA UMA DAS TRAJETÓRIAS, NAS VÁRIAS FACES DA FORMAÇÃO MUSICAL DESSES SUJEITOS ? DOS TEMPOS DA INFÂNCIA ATÉ O MOMENTO DE INGRESSO NO CURSO SUPERIOR ?, ASSIM COMO NOS PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE ELAS. TAL ABORDAGEM, TOMANDO A ORIGEM SOCIAL DOS ESTUDANTES INVESTIGADOS COMO CATEGORIA DE FUNDO, POSSIBILITOU-NOS A IDENTIFICAÇÃO DE ALGUNS FATORES SOCIOCULTURAIS QUE EXERCERAM INFLUÊNCIA SIGNIFICATIVA NESSES PROCESSOS DE FORMAÇÃO. DENTRE ESSES FATORES, DESTACAMOS: A RELAÇÃO DA FAMÍLIA COM O CAMPO CULTURAL, ESPECIALMENTE O DA MÚSICA; AS OPORTUNIDADES FORMATIVAS EM INSTITUIÇÕES ESPECIALIZADAS E, NESSE CONTEXTO, O ACESSO A SABERES LEGÍTIMOS ? AQUELES EXIGIDOS NOS VESTIBULARES, ASSIM COMO AS OPORTUNIDADES DISPONIBILIZADAS NO SISTEMA DE ENSINO; AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NOS GRUPOS NOS QUAIS TRANSITARAM OS SUJEITOS, COMO, POR EXEMPLO, AS BANDAS E CORAIS. pt_BR
dc.format.extent 807289 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO MUSICAL pt_BR
dc.subject MÚSICA pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios populares pt_BR
dc.title A MELODIA DA FORMAÇÃO: UM ESTUDO DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO MUSICAL DE ESTUDANTES DA ESCOLA DE MÚSICA DA UFMG pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context