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A CULTURA ESTUDANTIL NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DANDO VOZ AOS ALUNOS

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dc.contributor.advisor MARIN, Alda Junqueira pt_BR
dc.contributor.author FURLAN, Elaine Gomes Matheus pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:29Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:29Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1223
dc.description PUCSP pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO APRESENTA PESQUISA DE NATUREZA EMPÍRICA REALIZADA EM 2003. TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDE ALGUNS ASPECTOS A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES POR MEIO DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A CULTURA ESTUDANTIL NO ÂMBITO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNESP DE ARARAQUARA. BASEANDO-SE EM ESTUDOS RECENTES E REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE DISCUTEM QUESTÕES RELACIONADAS À CULTURA ESCOLAR E CULTURA ESTUDANTIL, COMO BOURDIEU (1975), BECKER E GEER (1997), PÉREZ GÓMEZ (1998), VIÑAO FRAGO (1998) E JULIA (2001) ENTRE OUTROS, FIRMOU-SE HIPÓTESE INICIAL VOLTADA PARA A IDÉIA DE QUE A ABSORÇÃO DA CULTURA DO CURSO SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE OCORRE NÃO APENAS EM SUAS INTERAÇÕES EM SALA DE AULA, MAS TAMBÉM EM AMBIENTES EXTERNOS AOS CURRICULARES, COMO PÁTIOS, CORREDORES, CANTINA, BIBLIOTECA, LABORATÓRIOS, E TAMBÉM DURANTE ATIVIDADES EXTRACURRICULARES, POR EXEMPLO, INICIAÇÃO CIENTÍFICA, EMPRESA JÚNIOR, DIRETÓRIO ACADÊMICO, ENTRE OUTRAS, ONDE QUESTÕES VOLTADAS A TAL FORMAÇÃO PODERIAM SER TRATADAS COM FREQÜÊNCIA E GERALMENTE SOFRER INFLUÊNCIAS POR ASPECTOS NEGATIVOS DA PROFISSÃO DOCENTE, RAZÃO PELA QUAL SE MANTÉM O DESPRESTÍGIO NA ÁREA. FORAM UTILIZADOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS COM ROTEIRO SEMI-ESTRUTURADO, PROPORCIONANDO INFORMAÇÕES SUFICIENTES PARA ANÁLISES QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS. OS RESULTADOS CONFIRMARAM A HIPÓTESE INICIAL A PARTIR DE DADOS DESCRITOS E ANALISADOS SOBRE ALGUMAS CARACTERIZAÇÕES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À IDADE, MORADIA, MANUTENÇÃO DOS ESTUDOS, ASSIM COMO EM CINCO CHAVES DE ANÁLISE QUE AGRUPARAM AS INFORMAÇÕES SOBRE A VIDA NAS SALAS DE AULA E LABORATÓRIOS; AS ATIVIDADES FORA DE TAIS AMBIENTES; REFERÊNCIAS AO CURRÍCULO E À FUNÇÃO DOCENTE; INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E SUAS ESCOLHAS E EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS. OS DADOS PERMITIRAM IDENTIFICAR DIVERSIFICADAS PRÁTICAS POR MEIO DAS QUAIS ALUNOS E PROFESSORES VEICULAM VALORES, NORMAS COSTUMES, EXPECTATIVAS E DOMÍNIO DE CAMPOS DE SABER E DE ATIVIDADES. pt_BR
dc.format.extent 689481 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject LICENCIATURA pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO DE EDUCADORES pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title A CULTURA ESTUDANTIL NA LICENCIATURA EM QUÍMICA: DANDO VOZ AOS ALUNOS pt_BR


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