dc.description.abstract |
O OBJETIVO DO TRABALHO DESENVOLVIDO FOI COMPREENDER AS AÇÕES DO CURSINHO COMO UNIDADE ESCOLAR DE MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE PARA ALUNOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES, EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PROVADAS. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA EMPÍRICA SOBRE UM TIPO PARTICULAR DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO O CURSINHO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE VESTIBULARES. A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO NO COTIDIANO DE UM CURSINHO GAIA PRÉ-VESTIBULARES, ENTREVISTAS ABERTAS COM TODOS OS PROFESSORES DO CURSO EXTENSIVO, ENTREVISTAS COM 4 ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ QUE SE PRONTIFICARAM A PARTICIPAR, COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO, COM UM DIRETOR ADMINISTRATIVO E COM A ORIENTADORA EDUCACIONAL, PARA A OBTENÇÃO DIRETA DAS INFORMAÇÕES SOBRE AS SUAS ATIVIDADES. O ESTUDO REVELOU, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O CURSINHO EXISTE DEVIDO À DESARTICULAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS SEGMENTOS ESCOLARES E A UNIVERSIDADE, E DEVIDO À IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO EFEITO CURSINHO, COMO INSTÂNCIA PREPARATÓRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIOU QUE OS ALUNOS DE SEGMENTOS MÉDIOS E POPULARES GOSTAM E VALORIZAM O CURSINHO MAIS QUE O ENSINO MÉDIO, SOBRETUDO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, PELAS REVISÕES NECESSÁRIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, PELO TREINAMENTO, PELOS SIMULADOS E PELO ESPAÇO PRIVILEGIADO ONDE OCORREM INTERAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA REVELOU, AINDA, QUE OS ALUNOS SE SENTEM MAIS À VONTADE NO ESPAÇO ESCOLAR DO CURSINHO, POIS ESTÃO ALI PORQUE QUEREM E NÃO PELA IMPOSIÇÃO DOS PAIS, COMO OCORRE NO COLÉGIO. NESSE SENTIDO, COM TODAS AS DIFICULDADES, MATERIAIS E COGNITIVAS, DO QUAL SÃO PORTADORES, OS ALUNOS COLOCAM SUAS ESPERANÇAS NAS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS DO CURSINHO COMO UMA INSTÂNCIA NECESSÁRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. A DESPEITO DE NÃO INTEGRAREM O CIRCUITO DAS ESCOLAS OFICIAIS, OS CURSINHOS SOBREVIVEM PORQUE OCUPAM UM ESPAÇO DE MEDIAÇÃO INDISPENSÁVEL, ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE. ESSA SITUAÇÃO TENDE A PERMANECER ENQUANTO PERSISTIR A HISTÓRICA DESARTICULAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO NACIONAL. |
pt_BR |