DSpace/Manakin Repository

O CURSINHO COMO UNIDADE ESCOLAR DE MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE: PARTICULARIDADES, SENTIDOS E PERSPECTIVAS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor VILELA, Rita Amelia Teixeira pt_BR
dc.contributor.author FORTES, Ricardo Luiz Rocha pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:28Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:28Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1220
dc.description PUC MINAS pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO DO TRABALHO DESENVOLVIDO FOI COMPREENDER AS AÇÕES DO CURSINHO COMO UNIDADE ESCOLAR DE MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE PARA ALUNOS PROVENIENTES DE CAMADAS MÉDIAS E POPULARES, EGRESSOS DE ESCOLAS PÚBLICAS E PROVADAS. FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA EMPÍRICA SOBRE UM TIPO PARTICULAR DE ORGANIZAÇÃO DE ENSINO O CURSINHO PREPARATÓRIO PARA EXAMES DE VESTIBULARES. A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO NO COTIDIANO DE UM CURSINHO GAIA PRÉ-VESTIBULARES, ENTREVISTAS ABERTAS COM TODOS OS PROFESSORES DO CURSO EXTENSIVO, ENTREVISTAS COM 4 ALUNOS DO TURNO DA MANHÃ QUE SE PRONTIFICARAM A PARTICIPAR, COM FUNCIONÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO, COM UM DIRETOR ADMINISTRATIVO E COM A ORIENTADORA EDUCACIONAL, PARA A OBTENÇÃO DIRETA DAS INFORMAÇÕES SOBRE AS SUAS ATIVIDADES. O ESTUDO REVELOU, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O CURSINHO EXISTE DEVIDO À DESARTICULAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS SEGMENTOS ESCOLARES E A UNIVERSIDADE, E DEVIDO À IMPORTÂNCIA PARA OS ALUNOS DO EFEITO CURSINHO, COMO INSTÂNCIA PREPARATÓRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO TAMBÉM EVIDENCIOU QUE OS ALUNOS DE SEGMENTOS MÉDIOS E POPULARES GOSTAM E VALORIZAM O CURSINHO MAIS QUE O ENSINO MÉDIO, SOBRETUDO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM, PELAS REVISÕES NECESSÁRIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, PELO TREINAMENTO, PELOS SIMULADOS E PELO ESPAÇO PRIVILEGIADO ONDE OCORREM INTERAÇÕES SOCIAIS. A PESQUISA REVELOU, AINDA, QUE OS ALUNOS SE SENTEM MAIS À VONTADE NO ESPAÇO ESCOLAR DO CURSINHO, POIS ESTÃO ALI PORQUE QUEREM E NÃO PELA IMPOSIÇÃO DOS PAIS, COMO OCORRE NO COLÉGIO. NESSE SENTIDO, COM TODAS AS DIFICULDADES, MATERIAIS E COGNITIVAS, DO QUAL SÃO PORTADORES, OS ALUNOS COLOCAM SUAS ESPERANÇAS NAS ATIVIDADES PREPARATÓRIAS DO CURSINHO COMO UMA INSTÂNCIA NECESSÁRIA DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. A DESPEITO DE NÃO INTEGRAREM O CIRCUITO DAS ESCOLAS OFICIAIS, OS CURSINHOS SOBREVIVEM PORQUE OCUPAM UM ESPAÇO DE MEDIAÇÃO INDISPENSÁVEL, ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE. ESSA SITUAÇÃO TENDE A PERMANECER ENQUANTO PERSISTIR A HISTÓRICA DESARTICULAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO NACIONAL. pt_BR
dc.format.extent 659955 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject CURSINHO PRÉ-VESTIBULAR pt_BR
dc.subject VESTIBULAR pt_BR
dc.subject ACESSO À EDUCAÇÃO pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - acesso e condições de permanência no ensino superior pt_BR
dc.title O CURSINHO COMO UNIDADE ESCOLAR DE MEDIAÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E A UNIVERSIDADE: PARTICULARIDADES, SENTIDOS E PERSPECTIVAS pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto