Abstract:
O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI CONHECER AS RELAÇÕES QUE PROFESSORES E ALUNOS DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO ENSINO SUPERIOR DE FRANCA, ESTADO DE SÃO PAULO, TÊM COM A INTERNET, COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO, DE INFORMAÇÃO, DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, BEM COMO A IMPORTÂNCIA QUE ATRIBUEM A ESTA FERRAMENTA PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO. A PESQUISA PROCUROU, AINDA, DESCREVER A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA PROFISSIONAL/ACADÊMICA DOS MESMOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DE NATUREZA QUANTITATIVA, ENTRE DOCENTES E DISCENTES DAS QUATRO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE FRANCA, CUJA AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 94 PROFESSORES (QUE MINISTRAVAM AULAS NAS SÉRIES FINAIS) E 512 ALUNOS DOS ÚLTIMOS ANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO ELENCADOS PARA ESTA PESQUISA. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO ELABORADO ESPECIFICAMENTE PARA ESTE FIM, APLICADO NO PERÍODO DE AGOSTO A NOVEMBRO DE 2004. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE A TOTALIDADE DOS PROFESSORES POSSUI COMPUTADOR POR NECESSIDADE PROFISSIONAL E A GRANDE MAIORIA FAZ USO DELE DIARIAMENTE (85,11%). QUASE 80% USAM O COMPUTADOR EM SUAS CASAS E OS SOFTWARES MAIS BUSCADOS SÃO EDITOR DE TEXTO (86,17%) E INTERNET (85,11%). OS MAIORES PERCENTUAIS DE UTILIZAÇÃO APONTAM 91,49% PARA E-MAIL, 88,30% PESQUISAS E 75,53% NOTÍCIAS. CONSIDERAM A INTERNET RELEVANTE PARA O CONTEXTO SOCIAL COMO UM TODO, PRINCIPALMENTE PARA A ECONOMIA E A GLOBALIZAÇÃO. QUANTO À IMPORTÂNCIA DA INTERNET PARA A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, OS DOCENTES RECONHECEM GRANDES MUDANÇAS, NOTADAMENTE EM RELAÇÃO À AGILIZAÇÃO NA BUSCA DE INFORMAÇÕES, DE CONHECIMENTOS E NA FACILITAÇÃO DO TRABALHO COM OS ALUNOS. QUANTO AOS ALUNOS A PESQUISA MOSTROU: CERCA DE 80% POSSUEM COMPUTADOR SENDO QUE 64,65% O UTILIZAM A MAIS DE 4 ANOS E 19,73% ENTRE 2 E 4 ANOS. ELES BUSCARAM O COMPUTADOR POR NECESSIDADE DE CONSTANTE ATUALIZAÇÃO E BUSCA DE ADAPTAÇÃO AO MUNDO GLOBALIZADO. OS SOFTWARES MAIS UTILIZADOS PELOS ALUNOS, SÃO INTERNET (85,16%) E EDITOR DE TEXTO (75,59%). OS ALUNOS USAM A INTERNET EM CASA (56,25%), NA UNIVERSIDADE/FACULDADE (56,05%) E NO TRABALHO (42,57%). TAMBÉM CONSIDERAM A INTERNET DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE, PORÉM PARA ALGUNS ELA É DE MÉDIA IMPORTÂNCIA. NO QUE DIZ RESPEITO À IMPORTÂNCIA DA INTERNET NA VIDA PESSOAL E ACADÊMICA DOS ALUNOS, A QUASE TOTALIDADE ASSINALOU QUE HOUVE IMPACTO POSITIVO NOTADAMENTE QUANTO À VELOCIDADE DAS INFORMAÇÕES, MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA E DIMINUIÇÃO DAS DISTÂNCIAS. CONSIDERAMOS QUE ESTE ESTUDO NÃO TERMINA AQUI, PORÉM ACREDITAMOS QUE ELE POSSA ABRIR UMA VIA DE DISCUSSÕES SOBRE ESTA QUESTÃO E VIR A SE CONSTITUIR EM SUBSÍDIO A OUTRAS PESQUISAS.