dc.contributor.advisor |
MARTINS, João Batista |
pt_BR |
dc.contributor.author |
PASSOS, Marinez Meneghello |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
PR |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:46:26Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:46:26Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
2004 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
EXCLUSIVO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1208 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UEL |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O OBJETIVO DESTE ESTUDO É COMPREENDER O QUE LEVA ALGUNS ADOLESCENTES ESCOLHEREM PELO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. O ESTUDO ENVOLVE OS ACADÊMICOS QUE INGRESSARAM EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE MATEMÁTICA (FIZERAM PARTE DA PESQUISA 38 ALUNOS) ? HABILITAÇÃO LICENCIATURA ? DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. PARA DESCREVER OS MOTIVOS DA ESCOLHA, APRESENTADOS PELOS SUJEITOS EM ESTUDO, FORAM REALIZADAS NOTAS DE CAMPO, NO PERÍODO REFERENTE A UM ANO LETIVO, EM TODOS OS DIAS QUE OS ALUNOS TIVERAM AULA COM A PESQUISADORA, TAMBÉM PROFESSORA DE MATEMÁTICA E IGUALMENTE IMPLICADA NESSE PROCESSO ? UTILIZANDO-SE POR METODOLOGIA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E TRABALHANDO-SE COM UMA COLETA DE DADOS ABERTA. PARA COMPREENDER AS NARRATIVAS, ADOTOU-SE COMO BASE PARA ANÁLISE FRAGMENTOS DE HISTÓRIA DE VIDA E SOBRE ELES LANÇOU-SE DIVERSOS OLHARES ALICERÇADOS EM CONCEITOS PERTINENTES À MULTIRREFERENCIALIDADE, ADOTANDO COMO EIXO CENTRAL A IDENTIDADE E APROXIMANDO DELE CONCEITOS RELATIVOS À ADOLESCÊNCIA E DESEJO. A COMPLEXIDADE EVIDENCIADA PELO FENÔMENO EM PESQUISA LEVOU ESSA INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA A LANÇAR MÃO DE APORTES TEÓRICOS COM PONTES EM DIVERSAS ÁREAS DE CONHECIMENTO, COM A INTENÇÃO DE REALIZAR UM MOVIMENTO DE NÃO RECORTAR, A SITUAÇÃO EM ESTUDO, PARA ANALISAR, MAS AMPLIAR O NOSSO OLHAR COM RELAÇÃO AO OBJETO. |
pt_BR |
dc.format.extent |
977340 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
pt_BR |
dc.subject |
ADOLESCENTES |
pt_BR |
dc.subject |
ESCOLHA PROFISSIONAL |
pt_BR |
dc.subject |
MATEMÁTICA |
pt_BR |
dc.subject |
LICENCIATURA |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional |
pt_BR |
dc.title |
SER PROFESSOR DE MATEMÁTICA E A RECONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA |
pt_BR |