Abstract:
ESTE ESTUDO BUSCA COMPREENDER O PAPEL DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO GLOBAL DO ALUNO DE GRADUAÇÃO. CONFIGURANDO-SE COMO UM ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE DADOS COLETADOS JUNTO A ALUNOS E PROFESSORES QUE PARTICIPAVAM DE ALGUM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP E ANALISADOS SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS DADOS OBTIDOS MOSTRARAM QUE PARA OS ESTUDANTES O MAIOR BENEFÍCIO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA SE REFERE À POSSIBILIDADE DE OBTER UMA FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL QUE LHES GARANTAM UMA MELHOR QUALIFICAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO DOS ALUNOS QUE NÃO PARTICIPAM DE PROGRAMAS DESTA NATUREZA. OBSERVOU-SE TAMBÉM, QUE OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ESTÃO, DE MODO GERAL, RESPONDENDO ÀS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS E PROPORCIONANDO AOS MESMOS GRANDES MOMENTOS DE SATISFAÇÕES. QUANTO ÀS DECEPÇÕES ENCONTRADAS ALGUNS ALUNOS REFERIRAM-SE À FALTA DE UMA ORIENTAÇÃO MAIS PRESENTE. OS PROFESSORES TAMBÉM ACREDITAM NOS BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ALUNO DE GRADUAÇÃO, PORÉM RECONHECEM SÃO RESTRITOS AOS MAIS PROMISSORES DA UNIVERSIDADE.