dc.contributor.advisor |
MERCURI, Elizabeth Nogueira Gomes Da Silva |
pt_BR |
dc.contributor.author |
TEBECHRANI, Elione Andrade Camara |
pt_BR |
dc.coverage.spatial |
SP |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2009-03-14T15:46:24Z |
|
dc.date.available |
2009-03-14T15:46:24Z |
|
dc.date.issued |
1999 |
pt_BR |
dc.date.submitted |
1999 |
pt_BR |
dc.identifier |
Mestrado |
pt_BR |
dc.identifier |
EDUCAÇÃO |
pt_BR |
dc.identifier |
MISTO |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1200 |
|
dc.description |
BIBLIOTECA CENTRAL DA UNICAMP |
pt_BR |
dc.description.abstract |
ESTE TRABALHO INVESTIGOU JUNTO A ESTUDANTES INGRESSANTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA E SEUS PROFESSORES OS MOTIVOS QUE LEVAM O ESTUDANTE A ESTAR PRESENTE/AUSENTE DA SALA DE AULA; A NECESSIDADE OU NÃO DA OBRIGATORIEDADE DA PRESENÇA EM SALA DE AULA; A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA EM SALA DE AULA PARA A APRENDIZAGEM E AS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE AS RESPOSTAS DE ESTUDANTES E PROFESSORES E SUAS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS. A PARTIR DA ANÁLISE DAS RESPOSTAS FORAM IDENTIFICADAS AS CATEGORIAS: VARIÁVEIS LIGADAS AO ALUNO; AO PROFESSOR; A AULA; A INTERAÇÃO E CONVIVÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS; AOS CONCORRENTES EXTERNOS; A ATUAÇÃO PROFISSIONAL E AS NORMAS INSTITUCIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE ESTUDANTES E PROFESSORES, CENTRALIZAM EM ASPECTOS DO ALUNO AS JUSTIFICATIVAS PARA AS SUAS RESPOSTAS, SEGUIDA DAS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. QUANTO ÀS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO, PARA O ALUNO GÊNERO E IDADE SÃO AS QUE MAIS DISCRIMINAM DIFERENÇAS NAS RESPOSTAS, PARA OS PROFESSORES SÃO AS VOLTADAS A SUA FORMAÇÃO. ESSES RESULTADOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ALUNO NO EXERCÍCIO DE SUA AUTONOMIA, AS CARACTERÍSTICAS DO PROFESSOR E DA AULA. |
pt_BR |
dc.format.extent |
687823 bytes |
|
dc.format.mimetype |
application/pdf |
|
dc.language.iso |
pt_BR |
|
dc.publisher |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
pt_BR |
dc.subject |
ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS |
pt_BR |
dc.subject |
SALA DE AULA |
pt_BR |
dc.subject |
UNIVERSIDADE |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS |
pt_BR |
dc.subject.other |
JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional |
pt_BR |
dc.title |
FREQÜENCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO A PARTIR DA ÓTICA DE ALUNOS E PROFESSORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO |
pt_BR |