dc.description.abstract |
COM O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VEM GANHANDO ESPAÇO A CADA DIA E CONSTATA-SE QUE A EVASÃO É UM DE SEUS MAIORES PROBLEMAS, COMO APONTAM KRAMER (1999), PALLOF E PRATT (2004), COELHO (2002), ENTRE OUTROS. O PRESENTE ESTUDO, QUE SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA EMPÍRICA, PROBLEMATIZOU FATORES RELACIONADOS À EVASÃO DE ALUNOS MATRICULADOS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA OFERECIDOS PELA PUCRS VIRTUAL. OS OBJETIVOS FORAM: EXAMINAR OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A SE MATRICULAREM NESSES CURSOS; EXAMINAR AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS ANTES DE EFETIVAREM A MATRÍCULA NO CURSO; INVESTIGAR OS FATORES RELACIONADOS À EVASÃO, APONTADOS PELOS ALUNOS. O MÉTODO EMPREGADO FOI O ESTUDO DE CASO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS POR MSN OU CHAT COM ONZE EX-ALUNOS E ALUNAS, QUE SE MATRICULARAM NOS CURSOS NA EDIÇÃO 2004 E SE EVADIRAM NO MESMO ANO, BEM COMO MEDIANTE A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ALUNOS SE MATRICULARAM NOS CURSOS A DISTÂNCIA PRINCIPALMENTE POR INTERESSE PELAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DOS CURSOS OFERECIDOS E EM FUNÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO. A EXPECTATIVA DOS ALUNOS QUE MAIS SE DESTACOU FOI A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM COLEGAS DISTANTES. OS ALUNOS SE EVADIRAM DEVIDO À FALTA DE DISCIPLINA PARA ESTUDAR E AUTONOMIA; À FALTA DE TEMPO PARA SE DEDICAR AOS ESTUDOS; À DESMOTIVAÇÃO; A DIFICULDADES COM OS CONTEÚDOS, MATERIAIS E TRABALHOS DAS DISCIPLINAS; A DIFICULDADES TÉCNICAS E DE COMUNICAÇÃO COM O GRUPO. TAIS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE MELHORAR O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO AO ALUNO E DE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE ELE SE SINTA INSERIDO NO GRUPO VIRTUAL. |
pt_BR |