Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | BERNARDES, Nara Maria Guazzelli | pt_BR |
dc.contributor.author | RAMMINGER, Simone | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:22Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:22Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1189 | |
dc.description | PUCRS | pt_BR |
dc.description.abstract | COM O DESENVOLVIMENTO DAS NOVAS TECNOLOGIAS, A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VEM GANHANDO ESPAÇO A CADA DIA E CONSTATA-SE QUE A EVASÃO É UM DE SEUS MAIORES PROBLEMAS, COMO APONTAM KRAMER (1999), PALLOF E PRATT (2004), COELHO (2002), ENTRE OUTROS. O PRESENTE ESTUDO, QUE SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA EMPÍRICA, PROBLEMATIZOU FATORES RELACIONADOS À EVASÃO DE ALUNOS MATRICULADOS NOS CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOLOGIA OFERECIDOS PELA PUCRS VIRTUAL. OS OBJETIVOS FORAM: EXAMINAR OS MOTIVOS QUE LEVARAM OS ALUNOS A SE MATRICULAREM NESSES CURSOS; EXAMINAR AS EXPECTATIVAS DOS ALUNOS ANTES DE EFETIVAREM A MATRÍCULA NO CURSO; INVESTIGAR OS FATORES RELACIONADOS À EVASÃO, APONTADOS PELOS ALUNOS. O MÉTODO EMPREGADO FOI O ESTUDO DE CASO E OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS POR MSN OU CHAT COM ONZE EX-ALUNOS E ALUNAS, QUE SE MATRICULARAM NOS CURSOS NA EDIÇÃO 2004 E SE EVADIRAM NO MESMO ANO, BEM COMO MEDIANTE A ANÁLISE DE DOCUMENTOS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ALUNOS SE MATRICULARAM NOS CURSOS A DISTÂNCIA PRINCIPALMENTE POR INTERESSE PELAS ÁREAS DE CONHECIMENTO DOS CURSOS OFERECIDOS E EM FUNÇÃO DO MERCADO DE TRABALHO. A EXPECTATIVA DOS ALUNOS QUE MAIS SE DESTACOU FOI A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO COM COLEGAS DISTANTES. OS ALUNOS SE EVADIRAM DEVIDO À FALTA DE DISCIPLINA PARA ESTUDAR E AUTONOMIA; À FALTA DE TEMPO PARA SE DEDICAR AOS ESTUDOS; À DESMOTIVAÇÃO; A DIFICULDADES COM OS CONTEÚDOS, MATERIAIS E TRABALHOS DAS DISCIPLINAS; A DIFICULDADES TÉCNICAS E DE COMUNICAÇÃO COM O GRUPO. TAIS RESULTADOS APONTAM A NECESSIDADE DE MELHORAR O ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO AO ALUNO E DE CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE ELE SE SINTA INSERIDO NO GRUPO VIRTUAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 1275109 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA | pt_BR |
dc.subject | EVASÃO ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject | CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional | pt_BR |
dc.title | DO ENCONTRO AO DESENCONTRO: FATORES RELACIONADOS À PROCURA DE CURSOS EAD EM PSICOLOGIA E À POSTERIOR EVASÃO | pt_BR |