Abstract:
PESQUISOU-SE AS PRÁTICAS CULTURAIS DOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFRJ COM O OBJETIVO DE VERIFICAR A HIPÓTESE DE QUE AS VARIAÇÕES NAS PRÁTICAS CULTURAIS DESTES JOVENS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, ANALISADAS SEGUNDO SUAS INSERÇÕES NA UNIVERSIDADE POR CENTROS UNIVERSITÁRIOS (CFCH, CCMN, CCS E CLA), PODEM SER ATRIBUÍDAS TAMBÉM AO QUE SE PROPÔS COMO VARIÁVEIS DE CONVIVIALIDADES, ALÉM DAS VARIÁVEIS EXPLICATIVAS TRADICIONAIS (SÓCIO-ECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS). O QUESTIONÁRIO, RESPONDIDO POR 369 ALUNOS DOS CURSOS DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II EM 2003/2, COM PELO MENOS DOIS ANOS DE VIDA UNIVERSITÁRIA, FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DE 4 CONSTRUCTOS: PROTOCULTURAS, CULTURAS DE VOLUME, CULTURAS DE LAZER E CULTURAS SÓCIO-DIGITAIS. A ANÁLISE, DESCRITIVA SIMPLES, SEGUIDA POR ANÁLISE DESCRITIVA DISCRIMINANTE, MULTIVARIADA, EM CARÁTER EXPLORATÓRIO, INDICOU QUE A HIPÓTESE PARECE ESTAR CORRETA PORQUE OS DADOS REVELARAM QUE A LEITURA É A ATIVIDADE COM QUE ESTES JOVENS MAIS DISPENDEM SEU TEMPO ? UMA VARIÁVEL DE CONVIVIALIDADES, ENQUANTO ?LEITURA PRIVATIZADA?, EM DIFERENTES ESTILOS: LEITURA DE REVISTAS, DE JORNAIS, DE LIVROS OU CAPÍTULOS XEROCADOS, DE GOOGLE OU DE E-MAILS.