dc.description.abstract |
A PRESENTE DISSERTAÇÃO RESULTOU DO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA SOBRE O BRASIL. CONSIDERANDO QUE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DEVERIAM SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CAPAZ DE MOBILIZAR TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, TAL COMO DEFINE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA BUSCOU INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES POLÊMICAS QUE PUDESSEM IDENTIFICAR EM FUTUROS EDUCADORES UM GRUPO SOCIALMENTE ATIVO. A PESQUISA É PARTE DE UM PROGRAMA DE PESQUISA MAIS AMPLO "IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL" QUE, POR SUA VEZ, FAZ PARTE DO PROJETO INTERNACIONAL "IMAGINÁRIOS LATINO-AMERICANOS", SEDIADO PELO LABORATÓRIO EUROPEU DE PSICOLOGIA SOCIAL (LEPS) DA MAISON DE SCIENCES DE L HOMME DE PARIS (MSH), FRANÇA. SÃO RESPONDENTES DA PESQUISA 267 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PRIMEIRO ANO, DE SETE ESTADOS DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS, DISTRIBUÍDOS ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. O QUESTIONÁRIO COMBINOU, PARA EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, O USO DE DESENHOS E LINGUAGEM ESCRITA. SOLICITOU-SE QUE DESENHASSEM O BRASIL E O QUE CONTEM NELE, QUE JUSTIFICASSEM POR QUE ACREDITAVAM QUE TUDO O QUE FOI DESENHADO ERA BRASIL E O QUE DIFERENCIAVA O BRASIL DOS DEMAIS PAISES. TRABALHOU-SE INICIALMENTE COM O EXAME DAS QUESTÕES VERBAIS, PELO PROCESSAMENTO DO PROGRAMA DE ANÁLISE LÉXICA ALCESTE (ANALYSE LEXICALE PAR CONTEXTE D UM ENSEMBLE DE SEGMENTS DE TEXTE), QUE APONTOU PARA A NECESSIDADE DE COMPOR UMA MATRIZ DE ANÁLISE DE CONTEÚDO QUE PRIORIZASSE UMA DIMENSÃO ESPECÍFICA: A DO PROTAGONISMO SOCIAL. ESTA MATRIZ TAMBÉM ORIENTOU O EXAME DOS DESENHOS, ANALISADOS COM BASE EM SUJEITOS PROTOTÍPICOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM DOIS EIXOS DE REPRESENTAÇÕES: UM MARCADO PELA FORÇA QUE EXERCE PARA A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO; OUTRO QUE IMPULSIONA A AÇÃO DOS SUJEITOS PARA UMA MUDANÇA SOCIAL. AS REPRESENTAÇÕES DESTE SEGUNDO EIXO AINDA REVELARAM QUE A ESPERANÇA É MOTRIZ DE UMA ATUAÇÃO PROTAGONISTA, E PREDIZEM UMA IDENTIDADE MARCADA PELA AÇÃO DO EDUCADOR E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL. |
pt_BR |