Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | SOUZA, Clarilza Prado De | pt_BR |
dc.contributor.author | NOVAES, Adelina De Oliveira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:46:20Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:46:20Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1180 | |
dc.description | PUCSP | pt_BR |
dc.description.abstract | A PRESENTE DISSERTAÇÃO RESULTOU DO ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA SOBRE O BRASIL. CONSIDERANDO QUE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DEVERIAM SE CONSTITUIR EM UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CAPAZ DE MOBILIZAR TRANSFORMAÇÕES EDUCACIONAIS, TAL COMO DEFINE AS PRINCIPAIS TEORIAS DA EDUCAÇÃO, A PESQUISA BUSCOU INDÍCIOS DE REPRESENTAÇÕES POLÊMICAS QUE PUDESSEM IDENTIFICAR EM FUTUROS EDUCADORES UM GRUPO SOCIALMENTE ATIVO. A PESQUISA É PARTE DE UM PROGRAMA DE PESQUISA MAIS AMPLO "IMAGINÁRIO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO BRASIL" QUE, POR SUA VEZ, FAZ PARTE DO PROJETO INTERNACIONAL "IMAGINÁRIOS LATINO-AMERICANOS", SEDIADO PELO LABORATÓRIO EUROPEU DE PSICOLOGIA SOCIAL (LEPS) DA MAISON DE SCIENCES DE L HOMME DE PARIS (MSH), FRANÇA. SÃO RESPONDENTES DA PESQUISA 267 ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE PRIMEIRO ANO, DE SETE ESTADOS DAS CINCO REGIÕES BRASILEIRAS, DISTRIBUÍDOS ENTRE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS. O QUESTIONÁRIO COMBINOU, PARA EXPRESSÃO DOS SUJEITOS, O USO DE DESENHOS E LINGUAGEM ESCRITA. SOLICITOU-SE QUE DESENHASSEM O BRASIL E O QUE CONTEM NELE, QUE JUSTIFICASSEM POR QUE ACREDITAVAM QUE TUDO O QUE FOI DESENHADO ERA BRASIL E O QUE DIFERENCIAVA O BRASIL DOS DEMAIS PAISES. TRABALHOU-SE INICIALMENTE COM O EXAME DAS QUESTÕES VERBAIS, PELO PROCESSAMENTO DO PROGRAMA DE ANÁLISE LÉXICA ALCESTE (ANALYSE LEXICALE PAR CONTEXTE D UM ENSEMBLE DE SEGMENTS DE TEXTE), QUE APONTOU PARA A NECESSIDADE DE COMPOR UMA MATRIZ DE ANÁLISE DE CONTEÚDO QUE PRIORIZASSE UMA DIMENSÃO ESPECÍFICA: A DO PROTAGONISMO SOCIAL. ESTA MATRIZ TAMBÉM ORIENTOU O EXAME DOS DESENHOS, ANALISADOS COM BASE EM SUJEITOS PROTOTÍPICOS. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM DOIS EIXOS DE REPRESENTAÇÕES: UM MARCADO PELA FORÇA QUE EXERCE PARA A MANUTENÇÃO DO STATUS QUO; OUTRO QUE IMPULSIONA A AÇÃO DOS SUJEITOS PARA UMA MUDANÇA SOCIAL. AS REPRESENTAÇÕES DESTE SEGUNDO EIXO AINDA REVELARAM QUE A ESPERANÇA É MOTRIZ DE UMA ATUAÇÃO PROTAGONISTA, E PREDIZEM UMA IDENTIDADE MARCADA PELA AÇÃO DO EDUCADOR E SUA RESPONSABILIDADE SOCIAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 1545934 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | IDENTIDADE | pt_BR |
dc.subject | PROTAGONISMO | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS | pt_BR |
dc.subject.other | JOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | BRASIL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA | pt_BR |