DSpace/Manakin Repository

O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA: A ENTRADA NA UNIVERSIDADE SEGUNDO OS ALUNOS RECÉM-INGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFRN (2004

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor SILVA, Rosália De Fátima E pt_BR
dc.contributor.author MEDEIROS, Hericka Karla Alencar De pt_BR
dc.coverage.spatial RN pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:18Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:18Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1171
dc.description BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA pt_BR
dc.description.abstract O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU, SEGUINDO OS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS DA ANÁLISE COMPREENSIVA DO DISCURSO, COMPREENDER O MOMENTO DE ENTRADA NA UNIVERSIDADE A PARTIR DAS FALAS DE DOZE ESTUDANTES RECÉM-INGRESSOS NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. OBJETIVOU, AINDA, ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA DE ORIGEM E A ENTRADA NA UNIVERSIDADE E A RELAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E O NOVO ALUNO UNIVERSITÁRIO. NA PRIMEIRA PARTE DO TRABALHO, A ESCUTA COMPREENSIVA DAS FALAS DOS ALUNOS CONDUZIU À DISTINÇÃO DOS ALUNOS ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A ESCOLA PRIVADA, DISTINÇÃO ESTA BASEADA, PRINCIPALMENTE, NUMA VISÃO DE SUPERIORIDADE DA ESCOLA PRIVADA EM RELAÇÃO À ESCOLA PÚBLICA. TAL INTERPRETAÇÃO INSERE-SE NA DISCUSSÃO DA DUALIDADE ESTRUTURAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, QUE, HISTORICAMENTE, OFERECE APARATOS PEDAGÓGICOS DIFERENTES ENTRE OS ALUNOS DE CLASSES MAIS PRIVILEGIADAS E OS ALUNOS ORIUNDOS DE CLASSES POPULARES. A SUPERAÇÃO DESTA DUALIDADE, ASPIRADA PELA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988, ESBARROU NO ADVENTO DE UM NOVO MODELO ECONÔMICO O NEOLIBERALISMO, QUE APROFUNDOU AS DIFERENÇAS ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, ATRAVÉS DA PRIORIZAÇÃO DO MERCADO NAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS, INCLUINDO, DESTA FORMA, OS PROJETOS EDUCACIONAIS. O SUCATEAMENTO DA ESCOLA PÚBLICA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE AFETARAM TAMBÉM A RELAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS NESTA INSTITUIÇÃO. ASSIM, O PROFESSOR PASSA A SER CONSIDERADO O GRANDE VILÃO DO SISTEMA PÚBLICO. NO ENTANTO, TODAS ESTAS REFERÊNCIAS ÀS DIFERENÇAS DA QUALIDADE DE ENSINO ENTRE A ESCOLA PÚBLICA E A ESCOLA PRIVADA FEITAS PELOS ESTUDANTES ENTREVISTADOS CENTRARAM-SE NO PREPARO PARA O VESTIBULAR, EXTERNANDO UMA VISÃO DE QUE A RELAÇÃO DO ESTUDANTE COM A ESCOLA DE ORIGEM REDUZ-SE A UMA RELAÇÃO PROPEDÊUTICA E, AINDA ASSIM, REDUZIDA AO PREPARO PARA O VESTIBULAR, E NÃO PARA A ENTRADA NA UNIVERSIDADE. NA SEGUNDA PARTE DO TRABALHO, OBSERVOU-SE QUE, PARA OS ALUNOS, A UNIVERSIDADE REPRESENTA UM MUNDO NOVO. ESSE MUNDO OPORTUNIZA A MUDANÇA NO ESTATUTO SOCIAL DO ESTUDANTE, VISTO QUE O ALUNO PASSA A SER TRATADO COMO ADULTO, É MAIS COBRADO E RESPEITADO SOCIALMENTE.ESSA MUDANÇA DE ATITUDE POR PARTE DA SOCIEDADE E A DESCOBERTA DE UM MUNDO NOVO QUE EXIGE MAIS INDEPENDÊNCIA DOS ALUNOS GERAM SENTIMENTOS DE ORGULHO E MEDO NESSES ALUNOS, QUE SE SENTEM INSEGUROS NAS TOMADAS DE DECISÃO NA UNIVERSIDADE, VISTO QUE AGORA SUAS DECISÕES ACARRETAM NUMA MAIOR CARGA DE RESPONSABILIDADE. SENDO ASSIM, OS ALUNOS COMPREENDEM QUE PRECISAM DESENVOLVER AUTONOMIA, ENTENDIDA COMO UMA CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES CONSCIENTES. NO ENTANTO, OS ALUNOS EXPRESSARAM UMA COMPREENSÃO DE AUTONOMIA ENQUANTO DOM NATURAL DE QUEM INGRESSA NA UNIVERSIDADE, E NÃO ENQUANTO PROCESSO QUE SE DESENVOLVE A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS SOCIAIS. A NECESSIDADE DE SER AUTÔNOMO, PARA ESSES ESTUDANTES, REFERE-SE AO RELACIONAMENTO COM OS PROFESSORES E À BUSCA DE INFORMAÇÕES. ESSA ÚLTIMA, ENTRETANTO, TAMBÉM ESTÁ RELACIONADA, DE ACORDO COM AS ENTREVISTAS, ÀS REDUÇÕES DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA QUE PENALIZAM UNIVERSIDADE. pt_BR
dc.format.extent 324479 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE pt_BR
dc.subject UNIVERSIDADE pt_BR
dc.subject ESCOLA PÚBLICA pt_BR
dc.subject AUTONOMIA pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - análise de trajetórias e longevidade escolar nos meios populares pt_BR
dc.title O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA: A ENTRADA NA UNIVERSIDADE SEGUNDO OS ALUNOS RECÉM-INGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UFRN (2004 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto