DSpace Repository

ESCOLA: AS IMAGENS QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS REVELAM

Show simple item record

dc.contributor.advisor SOUZA, Clarilza Prado De pt_BR
dc.contributor.author SOARES, Sandra Lucia Ferreira Acosta pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:15Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:15Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1153
dc.description PUCSP pt_BR
dc.description.abstract CONSTITUIU O PROPÓSITO DESTA INVESTIGAÇÃO EXPLORAR E COMPREENDER, POR MEIO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, AS IMAGENS QUE UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS PAULISTAS TEM DA ESCOLA. AS REPRESENTAÇÕES, POR SEREM REVELADORAS DE UMA REALIDADE SOCIAL, ATUAM ORIENTANDO AS AÇÕES DOS SUJEITOS E CRIAM CONHECIMENTOS EXPRESSOS A PARTIR DE IMAGENS. ESTAS BUSCAM REFERÊNCIAS NO REAL E NO IMAGINÁRIO E VÃO ADQUIRIR COERÊNCIA A PARTIR DE UM MOVIMENTO DO OLHAR QUE COMPREENDE A ESCOLA COMO UM ESPAÇO SIMBOLIZADO. A APREENSÃO DESSE ESPAÇO DEMANDOU A ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA METODOLÓGICA MULTIDIMENSIONAL, REALIZADA A PARTIR DA COLETA E DO PROCESSAMENTO DE UM CONJUNTO DIVERSIFICADO DE INFORMAÇÕES ADVINDAS DE NARRATIVAS DESENHADAS E ESCRITAS. PARA A LEGITIMAÇÃO DOS RESULTADOS FOI NECESSÁRIO O RETORNO AO CAMPO DA PESQUISA PARA A DISCUSSÃO COM ALGUNS PARTICIPANTES, O QUE POSSIBILITOU O APROFUNDAMENTO DA COMPREENSÃO DAS INFORMAÇÕES INICIAIS. COMO SUPORTE FOI UTILIZADO UM CONJUNTO DE SOFTWARES (EVOC, ALCESTE, CHIC E SPSS), QUE PERMITIU A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES ESPECÍFICAS. OS RESULTADOS DA ANÁLISE DOS DADOS, DE MANEIRA GERAL, REGISTRARAM DUAS DIMENSÕES DE IMAGENS PERMEANDO A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA OS UNIVERSITÁRIOS INVESTIGADOS. A PRIMEIRA, FORTEMENTE COMPARTILHADA PELOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, INDICOU UMA ESCOLA IDEALIZADA COM SEUS MATERIAIS ESCOLARES E AMBIENTES TÍPICOS DE UMA ESCOLA DE ENSINO INFANTIL OU FUNDAMENTAL. UM ESPAÇO FECHADO POR MUROS E PORTÕES ENVOLTO NUM CLIMA HARMONIOSO, ONDE OS CONFLITOS E AS LUTAS SÃO AMENIZADOS. AS IMAGENS PARECEM VIR DE UMA VIVÊNCIA DO PASSADO DISTANTE DA ESCOLA EM QUE VIVEM HOJE COMO ALUNOS. A SEGUNDA, DESCRITA POR ALUNOS DE MEDICINA, EXPÔS A ESCOLA DO PRESENTE, OU A ESCOLA EM QUE VIVEM COMO ALUNOS. UMA ESCOLA QUE TEM COMO LUTA O CRESCIMENTO PESSOAL, OFERECENDO CONDIÇÕES MATERIAIS E FÍSICAS. NESSA DIMENSÃO O ALUNO É O PERSONAGEM CENTRAL, QUE SE DESTACA PORQUE ENFRENTA OS OBSTÁCULOS COTIDIANOS, QUE VARIAM DESDE A LUTA PARA ENTRAR NA FACULDADE ATÉ COMO SE MANTER NELA, SEMPRE COM A META DE SE TORNAR UM SUJEITO MAIS QUALIFICADO. AS LUTAS SÃO COMPREENDIDAS COMO INVESTIMENTOS INDIVIDUAIS, O QUE IMPLICA CONQUISTAS TAMBÉM INDIVIDUAIS. AS CONCLUSÕES INDICARAM QUE A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA ESSE GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS É FORMADA POR IMAGENS CRIATIVAS, MAS POUCO ORIGINAIS. JUNTAS FORMAM UM CAMPO SEMÂNTICO COMPOSTO POR PALAVRAS E EXPRESSÕES DE SIGNIFICADOS SUPERFICIAIS COMO: CIDADANIA, PARTICIPAÇÃO, QUALIDADE DE ENSINO, OPORTUNIDADES E JUSTIÇA SOCIAL. JUNTAS CORPORIFICAM UMA FACHADA QUE TRADUZ A AUSÊNCIA DE UMA DIMENSÃO POLÍTICA CARACTERIZADA POR PERSONAGENS HISTÓRICOS QUE SE AFIRMAM LUTANDO E CONQUISTANDO, DECIDINDO E INTERVINDO NOS PROCESSOS SOCIAIS E, EM PARTICULAR, NA ESCOLA. pt_BR
dc.format.extent 2735165 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO pt_BR
dc.subject REPRESENTAÇÕES SOCIAIS pt_BR
dc.subject IMAGEM pt_BR
dc.subject ESCOLA pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - opiniões, interesses e experiências de estudantes universitários pt_BR
dc.title ESCOLA: AS IMAGENS QUE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS REVELAM pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context