DSpace Repository

A ESCOLHA PROFISSIONAL NOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO SUPERIOR: EMBATE DE ASPIRAÇÕES E FRUSTAÇÕES

Show simple item record

dc.contributor.advisor SILVA, Jefferson Ildefonso Da pt_BR
dc.contributor.author KABBACH, Estefan pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:13Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:13Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1144
dc.description UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS - CAMPUS VILA MATHIAS pt_BR
dc.description.abstract O OBJETIVO DESTE TRABALHO É IDENTIFICAR AS VARIÁVEIS SÓCIO-ECONÔMICAS E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS, A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA, ASPIRAÇÕES E FRUSTRAÇÕES DOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO VISA INTERPRETAR O FENÔMENO ASPIRAÇÕES ATRAVÉS DE DADOS EMPÍRICOS, BUSCANDO INFORMAÇÕES TANTO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS SÓCIO-ECONÔMICAS, COMO AS DE ESCOLARIDADE DO ALUNO. NA INTRODUÇÃO, ESCLARECE-SE QUE NEM TODOS OS ALUNOS TERMINAM OS CURSOS, O QUE SE DEVE A DIVERSOS FATORES SENDO, A FRUSTRAÇÃO UM DOS PRINCIPAIS. ADOTOU-SE, ASSIM, UM PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO DE NATUREZA DE COLETA DE DADOS, DE MODO A ENFOCAR, NÃO SÓ AS ASPIRAÇÕES, COMO TAMBÉM AS FRUSTRAÇÕES. A PESQUISA INICIOU-SE EM ABRIL DE 2003, NA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS), JUNTO AOS ALUNOS DOS PRIMEIROS ANOS DOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO, DIREITO, PSICOLOGIA E PEDAGOGIA, NÃO SÓ PELA DEMANDA DESTES CURSOS, COMO TAMBÉM PELA CENTRALIZAÇÃO DAS ÁREAS DE EXATAS E HUMANAS. ORGANIZAMOS REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE CONTEMPLAM TANTO O ESTUDO DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO EM SALA DE AULA, QUANTO O MODO PELO QUAL O PROFESSOR CONDUZ O PROCESSO COM VISTAS À CONSTRUÇÃO DOS SABERES PELO ALUNO. SOB O ÂNGULO QUALITATIVO, PESQUISOU-SE JUNTO AOS PROFESSORES, OS FATORES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS E EDUCACIONAIS QUE PODEM INTERFERIR POSITIVA OU NEGATIVAMENTE SOBRE SUAS ASPIRAÇÕES; AS PERCEPÇÕES QUE OS PROFESSORES TÊM SOBRE O SEU PAPEL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS ALUNOS; E A ORIENTAÇÃO DOS PROFESSORES PARA CONDUZIREM OS ALUNOS NA CONSTRUÇÃO DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS. OS PROFESSORES INVESTIGADOS SÃO PROFISSIONAIS QUE SE CONSTRÓEM NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS COM SEUS ALUNOS, ATRIBUINDO IGUAL IMPORTÂNCIA ÀS QUALIDADES PESSOAIS E MORAIS, BEM COMO AO DOMÍNIO DA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA-PRÁTICA DA DISCIPLINA DE QUE NECESSITAM. EMPIRICAMENTE, O ESTUDO CONSTATA UMA RELATIVA PREVALÊNCIA DOS FATORES TÉCNICO-PEDAGÓGICOS SOBRE AS FRUSTRAÇÕES, EM RELAÇÃO AOS FATORES SÓCIO-ECONÔMICOS. NO FINAL DO TRABALHO, APRESENTAM-SE SOLUÇÕES DE NATUREZA TEÓRICA E PRÁTICA, SUGERIDAS PELOS FATORES IDENTIFICADOS AO LONGO DO ESTUDO. pt_BR
dc.format.extent 484847 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS pt_BR
dc.subject ESCOLHA PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title A ESCOLHA PROFISSIONAL NOS PRIMEIROS ANOS DE ENSINO SUPERIOR: EMBATE DE ASPIRAÇÕES E FRUSTAÇÕES pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context