DSpace/Manakin Repository

POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO TECNOLÓGO: UM ESTUDO REALIZADO EM UM CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro pt_BR
dc.contributor.author AMARAL, Claúdia Tavares Do pt_BR
dc.coverage.spatial MG pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:12Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:12Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1140
dc.description PUC MINAS pt_BR
dc.description.abstract ESTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, ANALISAR AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, ESPECIALMENTE, AS REFERENTES À FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO E SEUS EFETIVOS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL. INICIA-SE, FAZENDO UMA BREVE RETROSPECTIVA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS NO PAÍS, A FIM DE VIABILIZAR A COMPREENSÃO DA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS, EM UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL, VINCULADO A UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE BELO HORIZONTE, AQUI DENOMINADA ?CENTRO UNIVERSITÁRIO TECNOLÓGICO HÉLIO AMARAL?. NA INVESTIGAÇÃO FEITA, PROCUROU-SE AVALIAR O CURSO NOS SEUS ASPECTOS INFRA-ESTRUTURAIS, ORGANIZACIONAIS, CURRICULARES E DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS. ALÉM DISSO, BUSCOU-SE IDENTIFICAR / ANALISAR AS PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS (ALUNOS E PROFESSORES) SOBRE O CURSO PESQUISADO. METODOLOGICAMENTE, PROCEDEU-SE À REALIZAÇÃO DE UM ESTUDO DE CASO QUE LANÇOU MÃO DE INSTRUMENTOS QUALITATIVOS (ANÁLISE DOCUMENTAL E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA) E, TAMBÉM, DE UM QUESTIONÁRIO, ESTABELECENDO-SE, ASSIM, UMA INTERLOCUÇÃO ENTRE A INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA E A QUANTITATIVA. OS DADOS QUANTITATIVOS FORAM USADOS PARA IDENTIFICAR TANTO O PERFIL DOS ALUNOS DO CURSO, QUANTO OS MOTIVOS QUE OS LEVARAM A INGRESSAR NO MESMO, BEM COMO SUAS EXPECTATIVAS PROFISSIONAIS. NO DESENHO DO PERFIL DO ALUNO, PÔDE-SE IDENTIFICAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS: A MAIORIA PERTENCE AO SEXO MASCULINO; POSSUI IDADE ENTRE 21 E 40 ANOS; É CASADO; POSSUI FILHOS; RECEBE UM SALÁRIO MENSAL QUE OSCILA ENTRE R$ 500,00 E R$ 2.000,00; PAGA SUAS MENSALIDADES COM RECURSOS PRÓPRIOS; É EGRESSO DE ESCOLA PÚBLICA; USA TRANSPORTE COLETIVO; ESTÁ INSERIDO NO MERCADO DE TRABALHO; POSSUI COMPUTADOR PESSOAL; É USUÁRIO HABITUAL DA INTERNET E PRETENDE FAZER CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO. OS OUTROS DADOS COLETADOS INDICARAM QUE: O CORPO DOCENTE É TITULADO, QUALIFICADO E TEM GRANDE EXPERIÊNCIA, NO CAMPO EMPRESARIAL; A INFRA-ESTRUTURA DO CURSO, OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E MATERIAIS SÃO ADEQUADOS; A MATRIZ CURRICULAR FOI CONSIDERADA, PELA MAIORIA DOS ALUNOS, COMO SATISFATÓRIA. O ADENTRAMENTO DOS ALUNOS NO CURSO PESQUISADO SE DÁ, SOBRETUDO, PELO FATO DA MENSALIDADE SER MAIS ACESSÍVEL, DE ELE TER ?DURAÇÃO REDUZIDA? E SER MAIS DIRECIONADO PARA O MERCADO DE TRABALHO. FINALMENTE, PODE-SE AFIRMAR QUE O CURSO INVESTIGADO BUSCA MINISTRAR UM ENSINO DE QUALIDADE, SINTONIZADO COM AS ESPECIFICIDADES DA FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS E COM AS DEMANDAS DO MERCADO. pt_BR
dc.format.extent 1154986 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS pt_BR
dc.subject FORMAÇÃO PROFISSIONAL pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject TECNÓLOGO pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title POLÍTICAS PARA A FORMAÇÃO DO TECNOLÓGO: UM ESTUDO REALIZADO EM UM CURSO DE GESTÃO EMPRESARIAL pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto