dc.description.abstract |
ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR A INTEGRAÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR E A SATISFAÇÃO ACADÊMICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES E CONCLUINTES DE UMA INSTITUIÇÃO PARTICULAR E A RELAÇÃO ENTRE ELAS, POR CURSO, GÊNERO, IDADE, SITUAÇÃO ACADÊMICA E DE TRABALHO. UTILIZOU-SE DUAS ESCALAS DE AUTO-RELATO COM FORMATO DE RESPOSTA TIPO LIKERT DE CINCO PONTOS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS INGRESSANTES ESTAVAM MAIS INTEGRADOS (M=3,68) À EDUCAÇÃO SUPERIOR QUE OS CONCLUINTES (M=3,59), AMBOS SE DIFERENCIARAM SIGNIFICATIVAMENTE NAS DIMENSÕES CARREIRA E INSTITUCIONAL. O NÍVEL DE SATISFAÇÃO ACADÊMICA FOI MAIOR ENTRE OS INGRESSANTES (M=3,64) QUE OS CONCLUINTES (M=3,35), COM DIFERENÇA SIGNIFICATIVA EM TODAS AS DIMENSÕES. FOI VERIFICADO CORRELAÇÃO POSITIVA E SIGNIFICATIVA ENTRE INTEGRAÇÃO E SATISFAÇÃO PARA OS INGRESSANTES E CONCLUINTES, SENDO QUE 53,4% DA VARIÂNCIA DA SATISFAÇÃO FOI EXPLICADA PELA INTEGRAÇÃO E 37,8% DA INTEGRAÇÃO PELA SATISFAÇÃO, INDICANDO UMA RELAÇÃO RECÍPROCA ENTRE AS VARIÁVEIS. ENTRE AS VARIÁVEIS DE CARACTERIZAÇÃO, APENAS A SITUAÇÃO ACADÊMICA MOSTROU-SE PREDITORA PARA A INTEGRAÇÃO E SATISFAÇÃO. |
pt_BR |