Abstract:
ESTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR EM ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, FATORES MOTIVACIONAIS E DE CONTEXTO QUE POSSAM INFLUENCIAR NA DECISÃO DO ALUNO DE PERSISTIR OU DESISTIR DO CURSO. PARTICIPARAM DO ESTUDO 171 ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DE TRÊS CURSOS SUPERIORES: BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, TECNOLOGIA EM PROCESSAMENTO DE DADOS E ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS COM ÊNFASE EM COMÉRCIO EXTERIOR, DE UMA FUNDAÇÃO MUNICIPAL NO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. O INSTRUMENTO UTILIZADO FOI O INVENTÁRIO DE MOTIVAÇÃO E ESTRATÉGIAS EM CURSOS SUPERIORES, COMPOSTO DE 95 QUESTÕES. QUANTO À MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS, RESULTARAM CINCO FATORES: ORIENTAÇÃO À META APRENDER, ORIENTAÇÃO A METAS EXTRÍNSECAS, AUTOCONCEITO, RESPONSABILIDADE E CRENÇAS DE CONTROLE SOBRE A APRENDIZAGEM E ANSIEDADE, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,62 E 0,85. QUANTO AO USO DE ESTRATÉGIAS FORAM IDENTIFICADOS TRÊS FATORES, DENOMINADOS DE ESTRATÉGIAS GERAIS I, APLICAÇÃO DE ESFORÇO E ESTRATÉGIAS GERAIS II, COM ALFA DE CRONBACH ENTRE 0,56 E 0,85. NÃO FOI CONFIRMADA, ENTRETANTO, NO CURSO INVESTIGADO, A RELAÇÃO ESPERADA ENTRE O ALTO ÍNDICE DE EVASÃO NO PRIMEIRO ANO COM A MOTIVAÇÃO OU COM O USO DE ESTRATÉGIAS. O ESTUDO, ENFIM, TRAZ CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DE COMO SE PROCESSA A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E DO USO DE ESTRATÉGIAS EM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, MAIS ESTUDOS PRECISAM SER REALIZADOS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS MOTIVOS PELOS QUAIS OS ALUNOS EVADEM.