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TRABALHADORES-ESTUDANTES: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DA RELAÇÃO ESTUDO TRABALHO E ENSINO SUPERIOR NOTURNO

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dc.contributor.advisor SCHMIDT, Ivone Tambelli pt_BR
dc.contributor.author GUIMARÃES, Maria Gertrudes Gonçalves De Souza pt_BR
dc.coverage.spatial SP pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:10Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:10Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1125
dc.description Rede de Bibliotecas da Unoeste pt_BR
dc.description.abstract Investiga o contexto atual das relações entre trabalho e ensino superior noturno, procurando identificar como se situa o trabalhador-estudante neste contexto. Para a coleta de dados utiliza a pesquisa bibliográfica e um estudo exploratório com sujeitos concretos. No que se refere ao contexto das relações entre trabalho e ensino superior noturno, aponta as seguintes constatações: a) no sistema capitalista atual o trabalho está se tornando precário e a classe trabalhadora está se subdividindo; b) exige-se do trabalhador uma formação mais flexível e mais ampla; c) o ensino superior brasileiro obedece às orientações internacionais, permitindo que sua maior parte seja conduzida pela iniciativa privada. Quanto à situação do trabalhador-estudante no contexto investigativo, constatou que: a) quando este desejar estudar, é levado a buscar o ensino pago; b) para este sujeito é o trabalho que fixa os limites do estudo; c) o ensino superior é procurado, pelo trabalhador-estudante, como forma de ascensão social e finaceira, realização e valorização; d) as escolhas, da instituição e do curso são limitadas pelos mecanismos de controle presentes na sociedade; e) o estudo superior é um meio de ascender à categoria mais bem posicionada da classe trabalhadora. Conclui que: o mundo do trabalho apresenta para o trabalhador, novas formas de exploração, a individualização e exigência de maior qualificação; o ensino superior brasileiro continua discriminatório; o ensino superior aumenta as chances de ocupar melhores lugares na subdivisão da classe trabalhadora; a busca do ensino, cada vez mais, se identifica com a luta pela cidadania. pt_BR
dc.format.extent 935955 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt_BR
dc.subject ENSINO NOTURNO pt_BR
dc.subject TRABALHADORES pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title TRABALHADORES-ESTUDANTES: UM OLHAR PARA O CONTEXTO DA RELAÇÃO ESTUDO TRABALHO E ENSINO SUPERIOR NOTURNO pt_BR


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