Abstract:
ESTE TRABALHO TEM APORTE NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM POLÍTICAS, EDUCAÇÃO E CIDADANIA, CENTRALIZANDO A ANÁLISE DE DADOS COLETADOS DE UMA PESQUISA SOBE O TEMA DESIGUALDADES SOCIAIS E AS POLÍTICAS DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO ENFOCA O PERFIL DO ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR, OBSERVANDO O PROCESSO DE SELETIVIDADE, A FORMAÇÃO SECUNDÁRIA, OS EXAMES VESTIBULARES E A PRESENÇA DA INIBIÇÃO DAS CAPACIDADES INDIVIDUAIS PELA NEGAÇÃO DE ACESSO DOS CANDIDATOS AO INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR. O ESTUDO DEDICOU-SE A RESPONDER: QUAIS SÃO AS CARACTERÍSTICAS DO PERFIL DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO CONTEXTO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. O OBJETIVO FOI O DE IDENTIFICAR O PERFIL SÓCIO-ECONÔMICO E ÉTNICO DOS QUE TÊM ACESSO AO ENSINO SUPERIOR; IDENTIFICAR TAMBÉM AS ESPECIFICIDADES DO CONJUNTO DA DIFERENCIAÇÃO SOCIAL NO BRASIL, NO INTUITO DE APONTAR OS GRUPOS SOCIAIS DE MAIOR ALIENAÇÃO NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O UNIVERSO DESSA PESQUISA COMPREENDEU AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: FACULDADE DE PATO BRANCO ? FADEP E FACULDADE MATER DEI DA CIDADE DE PATO BRANCO-PR. A AMOSTRA COMPREENDEU UM TOTAL DE 62 (SESSENTA E DOIS) ALUNOS DE 1º PERÍODO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO GERAL DE AMBAS AS FACULDADES. FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR 37 (TRINTA E SETE) QUESTÕES COM ALTERNATIVAS DE RESPOSTAS FECHADAS E ABERTAS. OS RESULTADOS MOSTRAM A COMPOSIÇÃO DE UM PERFIL DE ACESSO DE UM ALUNO JOVEM, QUE MORA NA REGIÃO DE LOCALIZAÇÃO DA IES COM SUA FAMÍLIA, TRABALHA, ESTUDOU EM ESCOLA PÚBLICA, FEZ CURSO PRÉ-VESTIBULAR, SEUS PAIS POSSUEM POUCA ESCOLARIDADE E TRABALHAM, PAGA OS CUSTOS DA EDUCAÇÃO COM A AJUDA DA FAMÍLIA, LÊ JORNAIS REVISTAS E LIVROS, ACESSA A INTERNET E VÊ O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO COMO OPORTUNIDADE PROFISSIONAL.