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ALUNOS-TRABALHADORES EM ENFERMAGEM: QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADEMICO

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dc.contributor.advisor CARVALHO, Isabel Cristina De Moura pt_BR
dc.contributor.author HAAG, Guadalupe Scarparo pt_BR
dc.coverage.spatial RS pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:46:09Z
dc.date.available 2009-03-14T15:46:09Z
dc.date.issued 2004 pt_BR
dc.date.submitted 2004 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1121
dc.description MARTINHO LUTERO pt_BR
dc.description.abstract AS CONDIÇÕES DE VIDA QUE ENVOLVEM O TRABALHO NA ÁREA DE ENFERMAGEM TEM SE CONFIGURADO, NO MÍNIMO, COMO ESTRESSANTES, COM GRANDE DESGASTE FÍSICO E EMOCIONAL, PELA NATUREZA DE SUAS ATIVIDADES. A PROFISSÃO DE PROFESSOR DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PERMITE AO DOCENTE OBSERVAR QUE UM NÚMERO SIGNIFICATIVO DE ESTUDANTES DEMONSTRA SONO, CANSAÇO E DESANIMO NAS AULAS, PROVAVELMENTE PELO DESEMPENHO DOS PAPÉIS DE TRABALHADOR E DE ESTUDANTE. ESTE ESTUDO APRESENTA UMA DISCUSSÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DOS ALUNOS-TRABALHADORES DO CURSO DE ENFERMAGEM E EM QUE MEDIDAS ESSAS INTERFEREM NA QUALIDADE DO SEU DESEMPENHO ACADEMICO. PARA TANTO, FORAM LEVANTADOS OS DADOS QUANTITATIVOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO E, POR MEIO DE ENTREVISTAS, OS QUALITATIVOS. FIZERAM PARTE DA PESQUISA, OS ALUNOS-TRABALHADORES MATRICULADOS EM DOZE OU MAIS CRÉDITOS, CURSANDO DISCIPLINA(S) DO QUARTO SEMESTRE DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM. DOS 65 SUJEITOS PESQUISADOS, 36,92% TRABALHAM MAIS DE 40 H/SEMANA; 38,47% PERMANECEM EM CASA MENOS DE 40 H/SEMANA; E 12,30% AFIRMAM DORMIR MENOS DE 20 H/SEMANAIS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS QUANTITATIVOS, VERIFICOU-SE QUE, PARA MUITOS DOS INDICADORES, OS ALUNOS-TRABALHADORES, APESAR DE DEMONSTRAREM UMA MÁ QUALIDADE DE VIDA, PERCEBEM-NA COMO "BOA" E "ACEITÁVEL". REFERENTEMENTE AO RENDIMENTO ACADÊMICO, ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS HISTÓRICOS DOS SUJEITOS DA PESQUISA, FOI VERIFICADO BAIXO ÍNDICE DE REPROVAÇÃO. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO AINDA SUSCITAM VÁRIAS INDAGAÇÕES COMO: SERÁ QUE A BAIXA PERCEPÇÃO SOBRE QUALIDADE DE VIDA, EMBORA CONSCIENTE, NÃO É EXPLICITA, PORQUE ESSAS CONDIÇÕES SÃO POSTAS E TIDAS COMO INALTERÁVEIS, DEVIDO AO ETHOS DO SACRIFÍCIO QUE PERMEIA OS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM? EM QUE MEDIDA ESSA DIFICULDADE DE PERCEBER OS IMPACTOS DOS FATORES ESTRESSORES (FÍSICOS-PSICOLÓGICOS) NA CONDUÇÃO DA VIDA IMPEDE QUE OS PROFISSIONAIS QUE SE FORMAM EM ENFERMAGEM ESTEJAM PREPARADOS PARA DIAGNOSTICAR E TRANSFORMAR O CENÁRIO EM QUE VIVEM, TRABALHAM E ESTUDAM? ESTARÁ O DOCENTE, ENFERMEIRO, TENTANDO DESCONSTRUIR ESSA CULTURA RELACIONADA AO CENÁRIO DA ENFERMAGEM, VISANDO FORMAR UM PROFISSIONAL QUE BUSQUE NOVAS CONQUISTAS E ALTERE AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ENFERMAGEM, SENDO ELE PRÓPRIO PARTE DESSA CULTURA? ATÉ QUE PONTO OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE ENFERMAGEM DEIXAM DE LUTAR POR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO ENVOLVIDOS PELA RESIGNAÇÃO, PELA DOAÇÃO E PELA VOCCÇÃO A QUE AMBOS, PROFESSORE ALUNOS, ESTÃO INSERIDOS? pt_BR
dc.format.extent 1048576 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL pt_BR
dc.subject ESTUDANTES pt_BR
dc.subject QUALIDADE DE VIDA pt_BR
dc.subject ENFERMAGEM pt_BR
dc.subject TRABALHADORES pt_BR
dc.subject DESEMPENHO ESCOLAR pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS pt_BR
dc.subject.other JOVENS UNIVERSITÁRIOS - escolha, formação e inserção profissional pt_BR
dc.title ALUNOS-TRABALHADORES EM ENFERMAGEM: QUALIDADE DE VIDA E DESEMPENHO ACADEMICO pt_BR


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