Resumen:
ESTA TESE TRATA DO FAZER ARTÍSTICO ENTRE OS JOVENS, SUAS ESCOLHAS, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL, ABRANGENDO PRÁTICAS DE TRABALHO E EMPREGO NO ÂMBITO DA ARQUITETURA, DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL, DE MUSEUS, DAS ARTES CÊNICAS, ARTES PLÁSTICAS, DANÇA, PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, DESENHO INDUSTRIAL, ARTES CINEMATOGRÁFICA, DESIGNER GRÁFICO E DIGITAL, FOTOGRAFIA, MODA, MÚSICA, RÁDIO, TV ETC. O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE ESTUDO É MOSTRAR COMO UM ESTILO DE VIDA TORNOU-SE, ENTRE JOVENS, UM MEIO PARA SE GANHAR A VIDA . A HIPÓTESE DE PARTIDA É QUE OS JOVENS ARTISTAS SE ENCONTRAM ENVOLVIDOS EM UM SABER FAZER ARTE ANTES DE FAZER A ESCOLHA PELA CARREIRA ARTÍSTICA, VISTO QUE A EXPRESSÃO ARTÍSTICA ESCOLHIDA POR ELES JÁ FAZ PARTE DA SUA VIDA COTIDIANA, COMO FICA EVIDENTE NAS TRAJETÓRIAS DE VIDA DOS JOVENS ENTREVISTADOS NESTE ESTUDO. NESSE SENTIDO, DESTACAMOS OS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE SE ENCONTRAM EM DEBATE SOBRE AS PRÁTICAS DE TRABALHO E DE EMPREGO NO MOMENTO PRESENTE. DESTACAMOS TAMBÉM A PLURALIDADE DA CONDIÇÃO JUVENIL, PARA, A SEGUIR, ANALISAR COMO O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO, EM SEUS DIFERENTES ASPECTOS, PODE INFLUENCIAR AS ESCOLHAS PROFISSIONAIS DOS JOVENS ARTISTAS E COMO O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL, QUE SE DESENVOLVE NA INTERSECÇÃO DAS ESCOLAS COM AS RELAÇÕES SOCIAIS, COMEÇA ANTES DA ESCOLHA PROFISSIONAL E CONTINUA NAS PRÁTICAS DE TRABALHO. POR FIM, ANALISAMOS O FAZER ARTÍSTICO E SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES, COM ÊNFASE NAS ROTINAS DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA, NOS MODOS DE INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO E DE EMPREGO E NOS SIGNIFICADOS QUE OS JOVENS ENTREVISTADOS IMPRIMEM AO FAZER ARTE.