Mostrar el registro sencillo del ítem
dc.contributor.advisor | DAMASCENO, Maria Nobre | pt_BR |
dc.contributor.author | CAVALCANTE, Luciana Matias | pt_BR |
dc.coverage.spatial | CE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:45:07Z | |
dc.date.available | 2009-03-14T15:45:07Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1051 | |
dc.description | HUMANIDADES-UFC | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO DÁ VIDA À JUVENTUDE, ENTENDENDO ESSE SEGMENTO COMO ATORES SOCIAIS E, PORTANTO, CAPAZES DE ATUAR EM SEU ESPAÇO PARA TRANSFORMÁ-LO. INVESTIGUEI SUA INSERÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE PRODUÇÃO, ASSOCIAÇÕES, COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO, ALICERÇADOS NO TRABALHO COLETIVO, COOPERADO E NA AUTOGESTÃO. PROCUREI DESVELAR NÃO APENAS AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A ESSE TRABALHO PELOS JOVENS, MAS MEDIANTE SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO, BUSQUEI IDENTIFICAR ELEMENTOS PRODUZIDOS NESSAS EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUÍSSEM PARA UMA PRODUÇÃO SOCIAL MAIOR ? OS SABERES E APRENDIZADOS SIGNIFICATIVOS NA LUTA DAS CAMADAS POPULARES, NUMA PERSPECTIVA DE CONTRA-CULTURA, DE EDUCAÇÃO POPULAR. O CAMINHO PERCORRIDO PARA ELABORAÇÃO DESSE ESTUDO SITUA-SE NA UNIDADE ENTRE DIÁLOGO, REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO TEÓRICO, NUMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE INSERÇÃO NOS GRUPOS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO E, AINDA, A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA, DA MÚSICA E DO VÍDEO COMO ELEMENTOS IMPULSIONADORES DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE. ESSE CAMINHAR DA PESQUISA FUNDA-SE NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DO TIPO ETNOGRÁFICO, QUE ENFATIZA A TENTATIVA DE COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE FORMAM O UNIVERSO CULTURAL, CONCEITUAL DOS PARTICIPANTES. OS ACHADOS REVELAM QUE ESSES GRUPOS, PRODUTORES DE CONTRA-CULTURA, SITUAM-SE NUM PATAMAR DE EXPLORAÇÃO E REPRODUÇÃO CAPITALISTA PELA INTERAÇÃO COM O MERCADO ORGANIZADO POR ESSE SISTEMA, MAS AO MESMO TEMPO COLABORAM NA PRODUÇÃO DE SABERES QUE, ALIADOS A UMA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA, PELA INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PODE CONTRIBUIR NA ESFERA DA CONTRA-HEGEMONIA. | pt_BR |
dc.format.extent | 2929672 bytes | |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | pt_BR | |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | SOLIDARIEDADE | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E TRABALHO | pt_BR |
dc.subject.other | TRABALHO - O trabalho e a sua crise | pt_BR |
dc.title | ECONOMIA DOS SETORES POPULARES: JUVENTUDE E EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO | pt_BR |