Abstract:
ESTE ESTUDO DÁ VIDA À JUVENTUDE, ENTENDENDO ESSE SEGMENTO COMO ATORES SOCIAIS E, PORTANTO, CAPAZES DE ATUAR EM SEU ESPAÇO PARA TRANSFORMÁ-LO. INVESTIGUEI SUA INSERÇÃO E PARTICIPAÇÃO NOS GRUPOS DE PRODUÇÃO, ASSOCIAÇÕES, COMO ELEMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS MODOS DE ORGANIZAÇÃO, ALICERÇADOS NO TRABALHO COLETIVO, COOPERADO E NA AUTOGESTÃO. PROCUREI DESVELAR NÃO APENAS AS PERSPECTIVAS DE TRABALHO E SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS A ESSE TRABALHO PELOS JOVENS, MAS MEDIANTE SUA FORMA DE ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO, BUSQUEI IDENTIFICAR ELEMENTOS PRODUZIDOS NESSAS EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUÍSSEM PARA UMA PRODUÇÃO SOCIAL MAIOR ? OS SABERES E APRENDIZADOS SIGNIFICATIVOS NA LUTA DAS CAMADAS POPULARES, NUMA PERSPECTIVA DE CONTRA-CULTURA, DE EDUCAÇÃO POPULAR. O CAMINHO PERCORRIDO PARA ELABORAÇÃO DESSE ESTUDO SITUA-SE NA UNIDADE ENTRE DIÁLOGO, REFLEXÃO E APROFUNDAMENTO TEÓRICO, NUMA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE INSERÇÃO NOS GRUPOS, OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, ENTREVISTAS E GRUPOS DE DISCUSSÃO E, AINDA, A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA, DA MÚSICA E DO VÍDEO COMO ELEMENTOS IMPULSIONADORES DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE. ESSE CAMINHAR DA PESQUISA FUNDA-SE NUMA PERSPECTIVA TEÓRICO-METODOLÓGICA DO TIPO ETNOGRÁFICO, QUE ENFATIZA A TENTATIVA DE COMPREENSÃO DOS ELEMENTOS QUE FORMAM O UNIVERSO CULTURAL, CONCEITUAL DOS PARTICIPANTES. OS ACHADOS REVELAM QUE ESSES GRUPOS, PRODUTORES DE CONTRA-CULTURA, SITUAM-SE NUM PATAMAR DE EXPLORAÇÃO E REPRODUÇÃO CAPITALISTA PELA INTERAÇÃO COM O MERCADO ORGANIZADO POR ESSE SISTEMA, MAS AO MESMO TEMPO COLABORAM NA PRODUÇÃO DE SABERES QUE, ALIADOS A UMA ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA, PELA INTERAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA PODE CONTRIBUIR NA ESFERA DA CONTRA-HEGEMONIA.