Abstract:
A DISSERTAÇÃO TEM POR OBJETO DE ESTUDO O PAPEL DA QUALIFICAÇÃO REALIZADA PELO CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL/CDP DA AZALÉIA CALÇADOS, NA PROFISSIONALIZAÇÃO E INSERÇÃO DE JOVENS DAS CIDADES DE PAROBÉ E TAQUARA A PARTIR DE 1993. A PESQUISA DE CAMPO ENVOLVEU QUATRO ALUNOS EGRESSOS DO CURSO DE MULTIOPERAÇÃO DE CALÇADOS, TRÊS GERENTES DA EMPRESA E UM EDUCADOR DO PROJETO. O ESTUDO TOMA COMO ÂNGULO DE ANÁLISE A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL COMO UMA RELAÇÃO SOCIALMENTE CONSTRUÍDA, QUE INTEGRA O FENÔMENO DA RELAÇÃO SALARIAL MODERNA, QUE É UMA DAS FORMAS HISTÓRICAS DE REGULAÇÃO DAS RELAÇÕES ENTRE CAPITAL E TRABALHO. OS CONCEITOS DE INSERÇÃO, TRAJETÓRIAS E PROFISSÃO COMPLETARAM AS REFERÊNCIAS DE ANÁLISE. PARTINDO DA NOÇÃO DO TEMPO DE TRABALHO COMO MEDIDA DOS VALORES ECONÔMICOS, O ESTUDO ABORDA A QUALIFICAÇÃO COMO DECORRÊNCIA DO MODELO FORDISTA DE PRODUÇÃO, NO CONTEXTO DA REESTRUTUTRAÇÃO PRODUTIVA NO SETOR COUREIRO-CALÇADISTA. NO PROCESSO DE REPRODUÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO SE VERIFICA A INCIDÊNCIA DA QUALIFICAÇÃO NO TRABALHO PRODUTIVO DOS JOVENS NAS CÉLULAS DE PRODUÇÃO E NOS SEUS MODOS DE VIDA. AS RELAÇÕES ENTRE QUALIFICAÇÃO, TRABALHO E INSERÇÃO PROFISSIONAL QUE CARACTERIZAM A SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL, NA EXPERIÊNCIA ESTUDADA ACONTECEM ATRAVÉS DO CDP, COM A MEDIAÇÃO DE UMA REDE SOCIAL QUE TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA ARTICULAÇÃO ENTRE A QUALIFICAÇÃO E A INSERÇÃO PROFISSIONAL