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ALFABETIZAR E QUALIFICAR O ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER: UM DESAFIO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

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dc.contributor.advisor MOTTA, Manoel Francisco De Vasconcelos pt_BR
dc.contributor.author PELISSARI, Neiva Terezinha pt_BR
dc.coverage.spatial MT pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:45:02Z
dc.date.available 2009-03-14T15:45:02Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1024
dc.description BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMT E BIBLIOTECA SETORIAL DO IE/UFMT pt_BR
dc.description.abstract A CONSTRUÇÃO CIVIL É CONHECIDA COMO O SETOR DA ECONOMIA BRASILEIRA QUE EMPREGA O MAIOR NÚMERO DE TRABALHADORES ANALFABETOS OU SEMI-ANALFABETOS E COM POUCA OU NENHUMA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL. O PRESENTE ESTUDO SE DÁ COM OS JOVENS TRABALHADORES QUE DESEMPENHAM FUNÇÕES QUE NÃO NECESSITA DE NENHUMA QUALIFICAÇÃO. SÃO OS SERVENTES E AJUDANTES CONHECIDOS DENTRO DO RAMO DA CONSTRUÇÃO CIVIL, COMO ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER, QUE PARTICIPARAM DE PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DA EMPRESA. O OBJETIVO DO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR COMO ESSES JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL LIDARAM COM OS PROGRAMAS DE ALFABETIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO OFERECIDOS PELA EMPRESA CONSTRUTORA. UM DOS OBJETIVOS DECLARADO DA EMPRESA EM INVESTIR EDUCAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DE SEUS FUNCIONÁRIOS É A OBTENÇÃO DAS CERIFICAÇÕES ISO?S 9000 E PBPQ-H. DE NATUREZA QUALITATIVA A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM ENTENDIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO POPULAR E A PREPARAÇÃO DOS JOVENS PARA O MERCADO DE TRABALHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL. FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. O ESTUDO DEMONSTROU QUE OS JOVENS TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL HABITUALMENTE PARTICIPAM DO PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO NA EMPRESA. NA CONCLUSÃO DESTE TRABALHO PODEREMOS VERIFICAR A IMPORTÂNCIA QUE ESTES TRABALHADORES TEM NO PROCESSO PRODUTIVO DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL E QUE EXISTE CONTRADIÇÕES POLÍTICAS E PEDAGÓGICAS ENTRE OS INTERESSES DA EMPRESA E DOS TRABALHADORES. pt_BR
dc.format.extent 612276 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO pt_BR
dc.subject JOVENS TRABALHADORES pt_BR
dc.subject EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other TRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovens pt_BR
dc.title ALFABETIZAR E QUALIFICAR O ORELHA-SECA E O MEIA-COLHER: UM DESAFIO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL pt_BR


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