Resumo:
ESTE TRABALHO DE PESQUISA ANALISA O DISCURSO DOS PROGRAMAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA SOUZA CRUZ PARA A ELIMINAÇÃO DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL NA FUMICULTURA, COM O OBJETIVO DE BUSCAR OS VALORES QUE ORIENTAM ESTAS AÇÕES. ATRAVÉS DOS ELEMENTOS METODOLÓGICOS DA ANÁLISE DE DISCURSO FORNECIDOS POR ENI ORLANDI (2002), PROCURA-SE PERCEBER COMO A EMPRESA LEGITIMA SUA AÇÃO DE AGENTE SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, E COMO A LINGUAGEM UTILIZADA A COLOCA NA POSIÇÃO DE UM ATOR QUE LUTA PELA DEFESA DA CIDADANIA PARA OS FILHOS DOS PRODUTORES DE FUMO. NO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ANALISADO, A FUMAGEIRA NÃO DIALOGA COM O FUMICULTOR; ESTE NÃO É SUJEITO, MAS SIM OBJETO DA AÇÃO SOCIAL EMPRESARIAL. O MATERIAL SIMBÓLICO UTILIZADO NA PESQUISA FOI UM DOCUMENTO DE DIVULGAÇÃO DAS AÇÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA EMPRESA, PUBLICADO PELO INSTITUTO SOUZA CRUZ. O EXAME DO TEXTO FOI REALIZADO TENDO COMO PARÂMETRO O QUADRO ANALÍTICO SOBRE A ASCENSÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL NA ESTEIRA DO PROCESSO DE REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL. CAPPELLIN E GIULIANI (2004), PAOLI (2002) E TEIXEIRA (2003), SÃO OS PRINCIPAIS AUTORES QUE DÃO O SUPORTE PARA ESTA REFLEXÃO. O PENSAMENTO TEÓRICO DE PIERRE BOURDIEU (1997) FOI UTILIZADO NA VERIFICAÇÃO DAS CONDIÇÕES EM QUE SE DÁ A DOMINAÇÃO SIMBÓLICA DA FUMAGEIRA, NO CAMPO SOCIAL DA FUMICULTURA. PERCEBE-SE QUE A IDEOLOGIA DA SOUZA CRUZ NO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL ANALISADO É A DE UNIR-SE AO DISCURSO UNIVERSAL DA EDUCAÇÃO, COMO FONTE DE CIDADANIA. ESSE DISCURSO RETIRA A FUMICULTURA INTEGRADA DAS SUAS CONDIÇÕES HISTÓRICAS DE EXISTÊNCIA, OCULTANDO, PORTANTO, A ESTRUTURA QUE ORIENTA A SUBJETIVIDADE DO AGRICULTOR COM RELAÇÃO AO TRABALHO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA PLANTAÇÃO DE FUMO.