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PERSPECTIVAS IDEOLÓGICAS E INSTITUIÇÃO TOTAL: A CONCEPÇÃO DOS JOVENS APRENDIZES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ?NOSTÁLGICO? E ?FUTURISTA? DA OFICINA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS

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dc.contributor.advisor DAMASCENO, Maria Nobre pt_BR
dc.contributor.author ASTIGARRAGA, Andrea Abreu pt_BR
dc.coverage.spatial CE pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T15:45:01Z
dc.date.available 2009-03-14T15:45:01Z
dc.date.issued 2006 pt_BR
dc.date.submitted 2006 pt_BR
dc.identifier Doutorado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier EXCLUSIVO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1016
dc.description HUMANIDADES-UFC pt_BR
dc.description.abstract ESTA TESE TEVE COMO TEMA CENTRAL A FORMAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL PARA A JUVENTUDE. O OBJETIVO GERAL FOI COMPREENDER; A PARTIR DO PROCESSO FORMATIVO PROFISSIONAL PROPOSTO PELA OFICINA ESCOLA E DO SIGNIFICADO ATRIBUÍDO A ELE PELOS JOVENS APRENDIZES; A POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DOS JOVENS EM UMA PERSPECTIVA REAL DE TRABALHO. PARA DESENVOLVÊ-LA ADOTAMOS UMA METODOLOGIA MULTIRREFERENCIAL, OU SEJA, LANÇAMOS MÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER HISTÓRICO E DA PESQUISA QUALITATIVA COM ENFOQUE ETNOGRÁFICO E ETNOMETODOLÓGICO. NA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER HISTÓRICO, PERCORREMOS O CAMINHO SINALIZADO POR RUGIU (1986), MAS COM PASSOS DIFERENCIADOS. AO CONTRÁRIO DO AUTOR QUE RESGATA UM ?FIO INVISÍVEL? NA FORMAÇÃO ARTESANAL EM ?INOVADORES PEDAGÓGICOS? DOS SÉCULOS XVIII E XIX, TAIS COMO, LOCKE, SMITH, ROUSSEAU E MARX, NÓS ENFOCAMOS O CARÁTER POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE CADA AUTOR, INSERINDO-O EM SUA PERSPECTIVA IDEOLÓGICA. PORTANTO, SITUAMOS OS AUTORES EM DUAS PERSPECTIVAS ANTAGÔNICAS: A CONSERVADORA LIBERAL E A MARXISTA PROGRESSIVA. NA PRIMEIRA, INCLUÍMOS AS PROPOSTAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE LOCKE, SMITH, ROUSSEAU E MANDEVILLE. NA SEGUNDA, AS PROPOSTAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS DE MARX, GRAMSCI, PISTRAK E MAKARENKO. TAMBÉM RESGATAMOS OS PRINCÍPIOS DA FORMAÇÃO ARTESANAL DAS CORPORAÇÕES NA EUROPA, SUA TRANSPOSIÇÃO PARA O BRASIL E A IMPLANTAÇÃO DE ALGUMAS EXPERIÊNCIAS NO CEARÁ. OUTRAS CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS IMPORTANTES FORAM ENCONTRADAS NAS CATEGORIAS DE E. GOFFMAN SOBRE ?INSTITUIÇÕES TOTAIS? E DE FOUCALT SOBRE TÉCNICAS DE DISCIPLINAMENTO. NA DIMENSÃO EMPÍRICA DA PESQUISA, UTILIZAMOS A ETNOGRAFIA E A ETNOMETODOLOGIA. PARA OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, ESCOLHEMOS INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS QUE VIABILIZARAM A APROXIMAÇÃO ENTRE PESQUISADORA E OS SUJEITOS DA PESQUISA. PORTANTO, LANÇAMOS MÃO DAS TÉCNICAS DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, COM ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO, SOBRE O DIA-A-DIA DA OFICINA ESCOLA, DAS AULAS ?TEÓRICAS E PRÁTICAS?, A FIM DE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE O DISCURSO E AS AÇÕES PRÁTICAS DA EQUIPE DIRIGENTE COMO FORMA DE MELHOR OBTER A CARACTERIZAÇÃO DA DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO DA OFICINA ESCOLA. TAMBÉM APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM OS JOVENS APRENDIZES, ONDE ABORDAMOS AS SEGUINTES QUESTÕES: CONCEPÇÃO SOBRE TRABALHO, AS COMPETÊNCIAS, OS CONTEÚDOS E AS HABILIDADES DESENVOLVIDAS, O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM, A RELAÇÃO DA OFICINA ESCOLA COM ESCOLAS PARTICULARES E COM ESCOLAS PÚBLICAS. NA ANÁLISE DE DOCUMENTOS, INVESTIGAMOS O FOLDER DE DIVULGAÇÃO, O PLANO DE CURSO E O RELATÓRIO AVALIATIVO. TODOS ELABORADOS PELA EQUIPE DIRIGENTE DA INSTITUIÇÃO. TAMBÉM ANALISAMOS JORNAIS DE CIRCULAÇÃO ESTADUAL COM NOTÍCIAS E ENTREVISTAS SOBRE A OFICINA ESCOLA. POR FIM, ATRAVÉS DE TÉCNICAS PROJETIVAS, TAIS COMO, ANÁLISE DE LETRAS DE MÚSICAS E COMENTÁRIOS SOBRE UM VÍDEO-CLIPE, OUVIMOS E ANALISAMOS AS PERCEPÇÕES E CONCEPÇÕES DOS JOVENS APRENDIZES A RESPEITO DO AJUSTAMENTO PRIMÁRIO (CONVERSÃO), AJUSTAMENTO INTERMEDIÁRIO (COLONIZAÇÃO) OU AJUSTAMENTO SECUNDÁRIO AO PROCESSO FORMATIVO A ELES PROPOSTO PELA OFICINA ESCOLA, ASSIM COMO A VISÃO QUE ELES TÊM SOBRE ?SER JOVEM?, TRABALHO E PERSPECTIVA (SONHOS). OS RESULTADOS OBTIDOS APONTARAM CERTA AMBIGÜIDADE NO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS JOVENS POBRES. POR UM LADO, A OFICINA ESCOLA BUSCA O DESCULTURAMENTO EM ?SITUAÇÃO DE RISCO PSICOSSOCIAL?, VIABILIZANDO UMA OPORTUNIDADE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ALGUNS JOVENS SE AJUSTAM A ESSE PROCESSO, OUTROS SE AJUSTAM EM PARTE, ENQUANTO OUTROS ANALISAM CRITICAMENTE O CONTEXTO E SINALIZAM OUTRA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO TANTO GERAL QUANTO TÉCNICA PROFISSIONALIZANTE. pt_BR
dc.format.extent 2079867 bytes
dc.format.mimetype application/pdf
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ pt_BR
dc.subject ENSINO PROFISSIONALIZANTE pt_BR
dc.subject JOVENS pt_BR
dc.subject.other JUVENTUDE E TRABALHO pt_BR
dc.subject.other TRABALHO - Programas de qualificação profissional e apoio à inserção de jovens pt_BR
dc.title PERSPECTIVAS IDEOLÓGICAS E INSTITUIÇÃO TOTAL: A CONCEPÇÃO DOS JOVENS APRENDIZES SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ?NOSTÁLGICO? E ?FUTURISTA? DA OFICINA ESCOLA DE ARTES E OFÍCIOS pt_BR


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