Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/994
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BECKER, Fernando | pt_BR |
dc.contributor.author | PENTEADO, Clea | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:22Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:22Z | - |
dc.date.issued | 2001 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2001 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/994 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UM ESTUDO DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DE JOVENS E ADULTOS QUE SE ENCONTRAM NA ESCOLA COM A INTENÇÃO DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCAMOS REVELAR O QUE PENSAM, O QUE MEXE COM SUA SENSIBILIDADE, ENFIM, COMO VÊEM O MUNDO. PARA ISSO, FAZEMOS UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL, E UM APANHADO HISTÓRICO DO SENTIDO DO TERMO ESTÉTICA, COMO FORMA DE SITUAR NOSSO TRABALHO. INCLUÍMOS TAMBÉM UMA REFLEXÃO QUE ENVOLVE NÃO SÓ A ESTÉTICA E A ARTE, MAS TAMBÉM A EDUCADORA E SUAS CONSTRUÇÕES, RELACIONADAS A SUAS VIVÊNCIAS, PROCESSOS DE FORMAÇÃO, E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA ESCOLA. CONSTITUI-SE ASSIM UMA DIALÉTICA QUE ENVOLVE A REALIDADE PESQUISADA, A PESQUISADORA E AS TEORIAS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PIAGET PERMEIAM O TEXTO, ALIADOS A UMA CONCEPÇÃO SOCIALIZADORA DA ARTE, NO SENTIDO DE ENTENDER E AFIRMAR OS PROCESSOS CRIATIVOS COMO POSSÍVEIS DE SEREM DESENVOLVIDOS POR TODOS OS HOMENS E MULHERES. A APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS MOSTRA-SE, ATRAVÉS DA ESCOLHA DE IMAGENS, QUE, QUANDO ANALISADAS, NOS SURPREENDEM, POIS NOS REVELAM UM OLHAR VOLTADO À REALIDADE E UMA APRECIAÇÃO SENSÍVEL, HUMANA E PROFUNDAMENTE ÉTICA, UMA REALIDADE DIFERENTE DAS HIPÓTESES QUE TÍNHAMOS AO INICIAR ESTE TRABALHO. | pt_BR |
dc.format.extent | 3730811 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ARTES | pt_BR |
dc.subject | ADULTOS | pt_BR |
dc.subject | APRECIAÇÃO ESTÉTICA | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | A ARTE E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools