Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/994
Título: A ARTE E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS
Autor(es): BECKER, Fernando
PENTEADO, Clea
Palavras-chave: ARTES;ADULTOS;APRECIAÇÃO ESTÉTICA;JOVENS
Data do documento: 2001
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Resumo: ESTA DISSERTAÇÃO APRESENTA UM ESTUDO DA APRECIAÇÃO ESTÉTICA DE JOVENS E ADULTOS QUE SE ENCONTRAM NA ESCOLA COM A INTENÇÃO DE CONCLUIR SEUS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL. BUSCAMOS REVELAR O QUE PENSAM, O QUE MEXE COM SUA SENSIBILIDADE, ENFIM, COMO VÊEM O MUNDO. PARA ISSO, FAZEMOS UMA BREVE RECAPITULAÇÃO DA HISTÓRIA DO ENSINO DE ARTE NO BRASIL, E UM APANHADO HISTÓRICO DO SENTIDO DO TERMO ESTÉTICA, COMO FORMA DE SITUAR NOSSO TRABALHO. INCLUÍMOS TAMBÉM UMA REFLEXÃO QUE ENVOLVE NÃO SÓ A ESTÉTICA E A ARTE, MAS TAMBÉM A EDUCADORA E SUAS CONSTRUÇÕES, RELACIONADAS A SUAS VIVÊNCIAS, PROCESSOS DE FORMAÇÃO, E O PAPEL DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA ESCOLA. CONSTITUI-SE ASSIM UMA DIALÉTICA QUE ENVOLVE A REALIDADE PESQUISADA, A PESQUISADORA E AS TEORIAS QUE DÃO SUSTENTAÇÃO AO TRABALHO. OS REFERENCIAIS TEÓRICOS DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE PIAGET PERMEIAM O TEXTO, ALIADOS A UMA CONCEPÇÃO SOCIALIZADORA DA ARTE, NO SENTIDO DE ENTENDER E AFIRMAR OS PROCESSOS CRIATIVOS COMO POSSÍVEIS DE SEREM DESENVOLVIDOS POR TODOS OS HOMENS E MULHERES. A APRECIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E ADULTOS MOSTRA-SE, ATRAVÉS DA ESCOLHA DE IMAGENS, QUE, QUANDO ANALISADAS, NOS SURPREENDEM, POIS NOS REVELAM UM OLHAR VOLTADO À REALIDADE E UMA APRECIAÇÃO SENSÍVEL, HUMANA E PROFUNDAMENTE ÉTICA, UMA REALIDADE DIFERENTE DAS HIPÓTESES QUE TÍNHAMOS AO INICIAR ESTE TRABALHO.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/994
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese.pdf3.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador