Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/991
Título : | ALGUNS MECANISMOS DE PRODUÇÃO DE PERCURSOS ESCOLARES ACIDENTADOS NOS MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS E SEUS POSSÍVEIS SIGNIFICADOS |
Autor : | VILELA, Rita Amélia Teixeira SALOMON, Maria Luisa De Oliveira |
Palabras clave : | FRACASSO ESCOLAR;SOCIALIZAÇÃO;FAMÍLIA |
Fecha de publicación : | 2001 |
Editorial : | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS |
Resumen : | NESTE TRABALHO SÃO EXAMINADAS AS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR, ESTATISTICAMENTE IMPROVÁVEL, DE JOVENS SEM DISTÚRBIOS COGNITIVOS PROVENIENTES DE MEIOS SOCIAIS FAVORECIDOS. NO CONTEXTO DESTA INVESTIGAÇÃO, O FRACASSO ESCOLAR É ENTENDIDO COMO UM PROCESSO ATIVADO PELA ESCOLA, QUE INCLUI REPROVAR, AVALIAR NEGATIVAMENTE, RECUSAR, OU ATÉ MESMO EXPULSAR O ALUNO, SEJA POR BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR, SEJA POR PROBLEMAS DE CONDUTA. DESVIAR O FOCO - DO ALUNO PARA AS INTERAÇÕES SOCIAIS - ABRE NOVAS POSSIBILIDADES DE COMPREENDER ESSE FRACASSO; A RELAÇÃO FAMÍLIA- FILHO E SUAS INTERAÇÕES COM O UNIVERSO ESCOLAR SÃO ESPECIFICAMENTE ENFOCADAS. OS DADOS EXPERIMENTAIS DA PESQUISA DE CAMPO FORAM EXTRAÍDOS DE ENTREVISTAS REALIZADAS COM DEZ JOVENS E SUAS FAMÍLIAS E FORAM ELABORADOS NAQUELA PERSPECTIVA DE INTERDEPENDENCIA DE FATORES DE ACORDO COM A PERSPECTIVA DE BERNARD LAHIRE ( 1997), QUE BASEIA-SE EM NORBERT ELIAS (1985) OS TRAÇOS PERTINENTES DE UMA LEITURA SOCIOLÓGICA DEVEM SER ENTENDIDOS COMO COMBINAÇÕES ESPECÍFICAS DE TRAÇOS GERAIS PRODUZINDO CONFIGURAÇÕES SINGULARES.. PRIMEIRAMENTE FORAM ESTABELECIDAS CATEGORIAS E PRINCÍPIOS NORTEADORES DE ANÁLISE, QUE POSSIBILITASSEM O DIÁLOGO COM OS CASOS. ENTRE ESSAS CATEGORIAS ESTÃO: OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLARIDADE DE NÍVEL SUPERIOR PELA FAMÍLIA E POR SEUS FILHOS, EM PARTICULAR; SEUS SONHOS, IDEAIS E PROJETOS; OS MODOS DE SOCIALIZAÇÃO E DE MOBILIZAÇÃO FAMILIAR; A ORDEM MORAL DOMÉSTICA; AS PRÁTICAS EDUCATIVAS FAMILIARES E O ENVOLVIMENTO DOS PAIS COM A VIDA ESCOLAR DOS FILHOS.ENTRE AS VÁRIAS REFLEXÕES E HIPÓTESES LEVANTADAS A PARTIR DO MATERIAL, DISCUTE-SE O PAPEL DA DESCONTINUIDADE LAR- ESCOLA, E DOS PROCESSOS DE SOCIALIZAÇÃO DISSONANTES, NA PRODUÇÃO DAS SITUAÇÕES DE FRACASSO ESCOLAR. |
Descripción : | PUC-MINAS |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/991 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador