Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/990
Título: | A PRÁTICA DOCENTE E A DISSEMINAÇÃO DE VALORES ÉTICOS NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL |
Autor(es): | PEREIRA, Maria Arleth COSTA, Deise Helena Rosa Da |
Palavras-chave: | ENSINO MÉDIO;VALORES;PRÁTICAS EDUCATIVAS |
Data do documento: | 2004 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA |
Resumo: | A PRÁTICA DOCENTE E A DISSEMINAÇÃO DE VALORES ÉTICOS NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL O TRABALHO, A PRÁTICA DOCENTE E A DISSEMINAÇÃO DE VALORES ÉTICOS NO ENSINO MÉDIO E PROFISSIONAL VINCULA-SE À LINHA DE PESQUISA PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS INSTITUIÇÕES DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA. ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR AS PRÁTICAS DOCENTES NA ÓTICA DOS PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS) DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SÃO VICENTE, EM SÃO VICENTE DO SUL, RS, BEM COMO IDENTIFICAR OS VALORES ÉTICOS QUE PERMEIAM ESSAS PRÁTICAS, DIFICULDADES E MANEIRAS DE DISSEMINÁ-LAS NA CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO. A ANÁLISE DOS DADOS É TEXTUAL-QUALITATIVA, SEGUINDO OS OBJETIVOS DA PESQUISA E AS CATEGORIAS DE ANÁLISE, COMO INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM UTILIZADOS O QUESTIONÁRIO E A ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA. A EDUCAÇÃO EM VALORES TRABALHA COM OS CONHECIMENTOS QUE VÃO ALÉM DA DIMENSÃO COGNITIVA, EXPLORANDO A DIMENSÃO SOCIAL. ASSIM, UMA PRÁTICA DOCENTE COTIDIANA ALICERÇADA EM VALORES ÉTICOS CONSTITUI-SE EM EDUCAR PARA UMA ATUAÇÃO CIDADÃ, AO MESMO TEMPO, REPRESENTA UM GRANDE DESAFIO DEVIDO À COMPLEXIDADE QUE É O SER HUMANO E ÀS DIVERSIDADES EXISTENTES ENTRE OS GRUPOS SOCIAIS, NO CONTEXTO ESCOLAR. SEGUNDO OS POSICIONAMENTOS E ARGUMENTAÇÕES DOS PROFESSORES(AS), SÓ SE PODE EXERCER A PRÁTICA DOCENTE EM VALORES ÉTICOS, QUANDO HOUVER A AUTOVALORIZAÇÃO PROFISSIONAL, SOMADA AO RECONHECIMENTO DO TRABALHO POR PARTE DA COMUNIDADE E A UM PROCESSO DE FORMAÇÃO HUMANIZADO. SOB UM PONTO DE VISTA BASTANTE OTIMISTA, OS VALORES ÉTICOS ESTÃO SEMPRE PRESENTES NA PRÁTICA DOCENTE, MESMO QUE EM ESCALAS DISTINTAS E SÃO ESSES VALORES QUE PERMITEM AO PROFESSOR(A) DESEMPENHAR, DE FORMA EFICIENTE, O SEU PAPEL PROFISSIONAL E SOCIAL. EM RELAÇÃO AOS EDUCANDOS, OBSERVA-SE UMA ASSOCIAÇÃO DE VALORES COM A PRÁTICA DOCENTE RELACIONADOS À COMPETÊNCIA DO PROFESSOR(A) E, ATÉ MESMO, À APRENDIZAGEM E À CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SEGUNDO OS PESQUISADOS, OS VALORES ÉTICOS SÃO CONDICIONANTES DO BOM DESEMPENHO DOCENTE E DA FACILIDADE DE APRENDIZADO DOS ALUNOS(AS). A RELAÇÃO EM VALORES ENTRE PROFESSORES(AS) E ALUNOS(AS) AUXILIA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DOS DISCENTES, DIRECIONANDO-OS A POSSIBILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DIÁRIOS, AJUDANDO-OS NOS DEBATES SOBRE CONHECIMENTOS ATUAIS, FORMANDO DIFERENTES VISÕES DE MUNDO E PERMITINDO ATENÇÃO INDIVIDUALIZADA NA CONDUÇÃO A POSICIONAMENTOS MAIS SEGUROS. ESSA RELAÇÃO INTERPESSOAL, QUANDO EFETIVA, FACILITA A REFLEXÃO SOBRE AS AÇÕES COTIDIANAS, A AFIRMAÇÃO DOS PENSAMENTOS EM FORMAÇÃO E, PRINCIPALMENTE, A CAPACIDADE DE RECONHECER AS DIFERENÇAS PESSOAIS E VALORES INDIVIDUAIS DOS ALUNOS(AS). A PESQUISA, PELO FATO DE ABORDAR VALORES E ASPECTOS RELACIONADOS À PRÁTICA DOCENTE, TEM POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, ACENTUANDO UMA CUMPLICIDADE ENTRE O PROFESSOR(A) E O ALUNO(A), NO SENTIDO DE VALORIZAR, SEMPRE E CADA VEZ MAIS, O PROCESSO FORMATIVO. PALAVRAS-CHAVE: 1. EDUCAÇÃO 2. PEDAGOGIA 3. PRÁTICA PEDAGÓGICA 4. ENSINO MÉDIO 5. ENSINO PROFISSIONALIZANTE 6. ÉTICA 7. VALOR |
Descrição: | CENTRAL E SETORIAL-CE |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/990 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese.pdf | 399.87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador