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Título: EXPRESSÕES JUVENIS NA CULTURA ESCOLAR: UM OLHAR PARA A ESCOLA PÚBLICA
Autor(es): SOUSA, Janice Tirelli Ponte De
BRUM, Dalva Marisa Ribas
Palavras-chave: JUVENTUDE;CULTURA ESCOLAR;CURRÍCULO ESCOLAR
Data do documento: 2004
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Resumo: A PRESENTE PESQUISA TEVE POR OBJETIVO ANALISAR ASPECTOS REFERENTES ÀS QUESTÕES DE GÊNERO, CLASSE E ETNIA PRESENTES NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, NAS RELAÇÕES ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, E NA CULTURA ESCOLAR COTIDIANA QUE EVIDENCIAM ELEMENTOS ORIENTADORES DE UMA POLÍTICA CULTURAL QUE REFORÇAM AS DIFERENÇAS APONTADAS COMO OBJETO CENTRAL DESSA INVESTIGAÇÃO E TRAGAM À LUZ AS PRÁTICAS SOCIAIS ESCOLARES QUE REFORÇAM PRECONCEITOS E CONDUZEM A DISCRIMINAÇÕES. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM REALIZADAS OBSERVAÇÕES EM SALA DE AULA, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM OS ALUNOS E ENTREVISTAS COM PROFESSORES/AS E ALUNOS/AS DA ESCOLA EM ESTUDO. A DISCUSSÃO TEÓRICA APRESENTOU-SE COMO UM DIÁLOGO ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E PÓS-CRÍTICAS, NA QUAL O PENSAMENTO DOS AUTORES TOMÁZ TADEU DA SILVA E HENRY GIROUX ESTABELECERAM- SE COMO EIXO CENTRAL DA DISCUSSÃO. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE JUVENIL EM TRANSFORMAÇÃO, NA QUAL A ESCOLA COMO ESPAÇO PRODUTOR DE SIGNIFICADOS TEM, POR UM LADO, REPRODUZIDO DISCURSOS E PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS, MAS POR OUTRO LADO, APRESENTA ALGUMAS RESISTÊNCIAS E CAMINHOS QUE APONTAM PARA UMA SOCIABILIDADE MAIS DEMOCRÁTICA E IGUALITÁRIA NO QUE SE REFERE A GÊNERO, CLASSE E ETNIA.
Descrição: UFSC
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/986
Outros identificadores: Mestrado
SOCIOLOGIA
MISTO
Aparece nas coleções:Juventude e Escola

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