Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/985
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | JUREMA, Ana Cristina Loureiro Alves | pt_BR |
dc.contributor.author | PIMENTEL, Maria De Lourdes Correia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:20Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:20Z | - |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2005 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/985 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A REPETÊNCIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS REPETENTES DA ESCOLA PÚBLICA ATRIBUEM A ESSE FENÔMENO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ONDE ELE OCORRE. PARTINDO DAS DESCRIÇÕES DESTES ALUNOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DE REPETÊNCIA, ELEJO SUA FALA, COMPREENDIDA SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA E DO PENSAMENTO FREIRIANO, COMO RECURSO QUE PERMITE O DESVELAMENTO DA REPETÊNCIA E DOS SEUS SIGNIFICADOS. NOS CAPÍTULOS INICIAIS, APRESENTO A REPETÊNCIA COMO PROBLEMA MULTIFACETADO, QUE REQUER UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL. APRESENTO BREVE RESGATE DA HISTÓRIA DA REPETÊNCIA NO BRASIL, BEM COMO OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA FENOMENOLOGIA QUE EMBASARAM MEU PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO. DISCUTO TAMBÉM AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTIMA E DO AUTOCONCEITO DO ALUNO, E OS REFLEXOS DE AMBOS NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA SUA CONSTITUIÇÃO COMO SUJEITOS HISTÓRICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A REPETÊNCIA É SIGNIFICADA PELO ALUNO COMO PUNIÇÃO E TAMBÉM COMO PROMESSA DE APRENDIZAGEM. APONTAM TAMBÉM PARA A INEXISTÊNCIA DE ESPAÇOS NO INTERIOR DA ESCOLA EM QUE NÃO SÓ OS ALUNOS, MAS TAMBÉM SEUS PROFESSORES, POSSAM FALAR. OS RESULTADOS INDICAM AINDA QUE DISCUTIR A REPETÊNCIA FOCALIZANDO APENAS SUAS CAUSAS ENCOBRE A NECESSIDADE DE ANÁLISES PROFUNDAS SOBRE A INDISSOCIABILIDADE EXISTENTE ENTRE ENSINAR E APRENDER. | pt_BR |
dc.format.extent | 565003 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.subject | FORMAÇÃO DE PROFESSORES | pt_BR |
dc.subject | REPETÊNCIA ESCOLAR | pt_BR |
dc.subject | ESTUDANTES | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - sucesso e fracasso escolares | pt_BR |
dc.title | A REPETÊNCIA SEGUNDO O ALUNO REPETENTE: UM DISCURSO FEITO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools