Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/985
Título: | A REPETÊNCIA SEGUNDO O ALUNO REPETENTE: UM DISCURSO FEITO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR |
Autor(es): | JUREMA, Ana Cristina Loureiro Alves PIMENTEL, Maria De Lourdes Correia |
Palavras-chave: | FORMAÇÃO DE PROFESSORES;REPETÊNCIA ESCOLAR;ESTUDANTES |
Data do documento: | 2005 |
Editor: | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Resumo: | ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A REPETÊNCIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS REPETENTES DA ESCOLA PÚBLICA ATRIBUEM A ESSE FENÔMENO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ONDE ELE OCORRE. PARTINDO DAS DESCRIÇÕES DESTES ALUNOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DE REPETÊNCIA, ELEJO SUA FALA, COMPREENDIDA SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA E DO PENSAMENTO FREIRIANO, COMO RECURSO QUE PERMITE O DESVELAMENTO DA REPETÊNCIA E DOS SEUS SIGNIFICADOS. NOS CAPÍTULOS INICIAIS, APRESENTO A REPETÊNCIA COMO PROBLEMA MULTIFACETADO, QUE REQUER UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL. APRESENTO BREVE RESGATE DA HISTÓRIA DA REPETÊNCIA NO BRASIL, BEM COMO OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA FENOMENOLOGIA QUE EMBASARAM MEU PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO. DISCUTO TAMBÉM AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTIMA E DO AUTOCONCEITO DO ALUNO, E OS REFLEXOS DE AMBOS NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA SUA CONSTITUIÇÃO COMO SUJEITOS HISTÓRICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A REPETÊNCIA É SIGNIFICADA PELO ALUNO COMO PUNIÇÃO E TAMBÉM COMO PROMESSA DE APRENDIZAGEM. APONTAM TAMBÉM PARA A INEXISTÊNCIA DE ESPAÇOS NO INTERIOR DA ESCOLA EM QUE NÃO SÓ OS ALUNOS, MAS TAMBÉM SEUS PROFESSORES, POSSAM FALAR. OS RESULTADOS INDICAM AINDA QUE DISCUTIR A REPETÊNCIA FOCALIZANDO APENAS SUAS CAUSAS ENCOBRE A NECESSIDADE DE ANÁLISES PROFUNDAS SOBRE A INDISSOCIABILIDADE EXISTENTE ENTRE ENSINAR E APRENDER. |
Descrição: | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/985 |
Outros identificadores: | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece nas coleções: | Juventude e Escola |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 551.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
Ferramentas do administrador