Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/985
Título : | A REPETÊNCIA SEGUNDO O ALUNO REPETENTE: UM DISCURSO FEITO NA PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR |
Autor : | JUREMA, Ana Cristina Loureiro Alves PIMENTEL, Maria De Lourdes Correia |
Palabras clave : | FORMAÇÃO DE PROFESSORES;REPETÊNCIA ESCOLAR;ESTUDANTES |
Fecha de publicación : | 2005 |
Editorial : | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO |
Resumen : | ESTE ESTUDO, DE NATUREZA QUALITATIVA, TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COMPREENDER A REPETÊNCIA A PARTIR DOS SIGNIFICADOS QUE OS ALUNOS REPETENTES DA ESCOLA PÚBLICA ATRIBUEM A ESSE FENÔMENO NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA ONDE ELE OCORRE. PARTINDO DAS DESCRIÇÕES DESTES ALUNOS SOBRE SUAS EXPERIÊNCIAS DE REPETÊNCIA, ELEJO SUA FALA, COMPREENDIDA SOB A PERSPECTIVA DA FENOMENOLOGIA E DO PENSAMENTO FREIRIANO, COMO RECURSO QUE PERMITE O DESVELAMENTO DA REPETÊNCIA E DOS SEUS SIGNIFICADOS. NOS CAPÍTULOS INICIAIS, APRESENTO A REPETÊNCIA COMO PROBLEMA MULTIFACETADO, QUE REQUER UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL. APRESENTO BREVE RESGATE DA HISTÓRIA DA REPETÊNCIA NO BRASIL, BEM COMO OS PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA FENOMENOLOGIA QUE EMBASARAM MEU PERCURSO TEÓRICO-METODOLÓGICO. DISCUTO TAMBÉM AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DA AUTO-ESTIMA E DO AUTOCONCEITO DO ALUNO, E OS REFLEXOS DE AMBOS NO SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM E NA SUA CONSTITUIÇÃO COMO SUJEITOS HISTÓRICOS. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM QUE A REPETÊNCIA É SIGNIFICADA PELO ALUNO COMO PUNIÇÃO E TAMBÉM COMO PROMESSA DE APRENDIZAGEM. APONTAM TAMBÉM PARA A INEXISTÊNCIA DE ESPAÇOS NO INTERIOR DA ESCOLA EM QUE NÃO SÓ OS ALUNOS, MAS TAMBÉM SEUS PROFESSORES, POSSAM FALAR. OS RESULTADOS INDICAM AINDA QUE DISCUTIR A REPETÊNCIA FOCALIZANDO APENAS SUAS CAUSAS ENCOBRE A NECESSIDADE DE ANÁLISES PROFUNDAS SOBRE A INDISSOCIABILIDADE EXISTENTE ENTRE ENSINAR E APRENDER. |
Descripción : | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI : | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/985 |
Otros identificadores : | Mestrado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Aparece en las colecciones: | Juventude e Escola |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
tese.pdf | 551.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
Herramientas de Administrador