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dc.contributor.advisorMAFRA, Leila De Alvarengapt_BR
dc.contributor.authorCASTRO, Rubia Mara Pimenta De Carvalho Ept_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:19Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:19Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/982-
dc.descriptionPUC MINASpt_BR
dc.description.abstractO PROPÓSITO DO TRABALHO FOI INVESTIGAR OS SENTIDOS E OS SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS À ESCOLA E AOS SABERES ESCOLARES PELO ALUNO, OBJETIVANDO RELACIONÁ-LOS AOS SEUS PROJETOS DE VIDA E EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS. PARTE-SE DO PRESSUPOSTO QUE A POSIÇÃO SOCIAL E AS EXPERIÊNCIAS FAMILIARES, BEM COMO, AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS E PROFISSIONAIS DESSES JOVENS E A INFLUÊNCIA DE AMIGOS E DE GRUPOS DE PARES TÊM IMPLICAÇÕES PARA A ATRIBUIÇÃO DE SENTIDO QUE ESTE ALUNO DÁ A SUA TRAJETÓRIA ESCOLAR. BUSCOU-SE, INICIALMENTE, CONHECER AS RAZÕES PARA A ESCOLHA DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO PELAS FAMÍLIAS, COMO TAMBÉM AS PRÁTICAS SÓCIO-CULTURAIS DOS JOVENS INVESTIGADOS E DE SEUS FAMILIARES TENDO EM VISTA A ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE ESSES ASPECTOS E A VIDA ESCOLAR DOS DISCENTES. AO TODO FORAM DOZE JOVENS INVESTIGADOS, COM IDADES ENTRE 13 E 16 ANOS, ESTUDANTES DO ÚLTIMO CICLO DE IDADE DE FORMAÇÃO DA ESCOLA FUNDAMENTAL DO CENTRO PEDAGÓGICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, EM BELO HORIZONTE. A PESQUISA DESENVOLVIDA, DE CUNHO QUALITATIVO, UTILIZOU-SE DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COMO INSTRUMENTO BÁSICO DE COLETA DE DADOS. ESTAS FORAM COMPLEMENTADAS PELA ANÁLISE DE DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS, ENTREVISTA COM UM EX-DIRETOR DA ESCOLA, PARTICIPAÇÃO EM UM SEMINÁRIO INTERNO À ESCOLA, BEM COMO A OBSERVAÇÃO DE ESPAÇOS INFORMAIS DA INSTITUIÇÃO (RECREIO, CORREDORES, HORÁRIOS VAGOS, ENTRADA E SAÍDA DE ALUNOS, ENTRE OUTROS). O TRABALHO DESENVOLVIDO APROXIMA-SE DOS ESTUDOS DE TIPO ETNOGRÁFICO, SEM, NO ENTANTO, PRETENDER CONFIGURAR-SE COMO UMA PESQUISA ETNOGRÁFICA PER SI. O ESTUDO REVELA, ENTRE OUTRAS COISAS, QUE O JOVEM GOSTA E VALORIZA A ESCOLA, SOBRETUDO PELA OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM DE NOVOS SABERES E COMO UM ESPAÇO PRIVILEGIADO DE INTERAÇÕES SOCIAIS. AO ALUNO INTERESSA APRENDER O QUE A ESCOLA TEM PARA LHE ENSINAR, DESDE QUE HAJA SENTIDO NESTA APRENDIZAGEM. ESSE INTERESSE, NO ENTANTO, REVELA UMA CERTA AMBIGÜIDADE NA RELAÇÃO QUE O DISCENTE ESTABELECE COM OS SABERES ESCOLARES: AO MESMO TEMPO EM QUE O ALUNO INTERESSA-SE MAIS POR APRENDER AQUILO QUE FAZ SENTIDO PARA ELE, TAMBÉM ALMEJA DOMINAR TODOS OS CONTEÚDOS VEICULADOS PELA INSTITUIÇÃO DE ENSINO, ACREDITANDO QUE TUDO O QUE A ESCOLA ENSINA É OU AINDA SERÁ MUITO IMPORTANTE PARA A SUA VIDA. PALAVRAS-CHAVE: SENTIDOS DA ESCOLA; COTIDIANO ESCOLAR.pt_BR
dc.format.extent1068612 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISpt_BR
dc.subjectSENTIDOS DA ESCOLApt_BR
dc.subjectCOTIDIANO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - significados atribuídos à escola e seus processospt_BR
dc.titleOS SENTIDOS DA ESCOLA ENGENDRADOS NO COTIDIANO ESCOLAR E NAS VIVÊNCIAS FAMILIARES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
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