Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/977
Título : A LINGUAGEM COMO APROPRIAÇÃO DA EXISTÊNCIA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO JUVENIL
Autor : MELLO, Marisol Barenco De
NASCIMENTO, Francisco Juceme Rodrigues Do
Palabras clave : LINGUAGEM;EDUCAÇÃO;JOVENS;DIÁLOGO
Fecha de publicación : 2006
Editorial : UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS
Resumen : A linguagem como distintivo do homem no mundo sempre esteve entre as grandes questões da Educação. Especialmente no que tange à formação das futuras gerações, como instrumento objetivo de um discurso que a legitima ou como reconhecimento de uma subjetividade que simboliza o meio em que vive, com base no imaginário interno. Desde o logos criador representado no discurso mitológico até a técnica moderna da virtualidade, o desenvolvimento histórico necessita da compreensão humana para significar a realidade. Nesse movimento existencial, a linguagem ora aparece como phármakon que dialoga, ora impõe conceitos universais que impedem o questionamento. A proposta do trabalho é recuperar o lugar do jovem no diálogo que emerge no interior da escola à luz da compreensão do logos que é apropriação em Heidegger. Partindo de uma releitura bibliográfica que apresenta o discurso humano como meio de explicação do mundo e do homem, com base na racionalidade, busco ouvir professores e alunos do Ensino Médio sobre a existência. Apresento a pergunta: Quem é o jovem e os desafios atuais para educá-lo? Pretendo defender o lugar da linguagem como movimento compreensivo e presença que significa a aprendizagem, assumindo a relação como projeto que revela o sentido e o outro na dualidade entre existência e essência: fundamentos do viver no mundo com liberdade e responsabilidade.
Descripción : UCP
URI : http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/977
Otros identificadores : Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Aparece en las colecciones: Juventude e Escola

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tese.pdf784.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

Herramientas de Administrador