Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFONSECA, Selva Edilamar Guimarãespt_BR
dc.contributor.authorGRECO, Fátima Aparecida Da Silveirapt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T15:37:17Z-
dc.date.available2009-03-14T15:37:17Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/968-
dc.descriptionUFUpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA TRATA DA GEOGRAFIA ESCOLAR, DOS APRENDIZES E DAS APRENDIZAGENS. CONSTATANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES TEM SIDO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APREENDER, ESTE ESTUDO BUSCA DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR, ABORDANDO TEMAS COMO SUJEITO HISTÓRICO-CULTURAL, CULTURA JUVENIL, MÍDIA, LUGAR, MUNDO E MUNDIALIZAÇÃO. ANALISADO A GEOGRAFIA COMO UM SABER E UM PRÁTICA EM MOVIMENTO E CONSTITUINDO OS ALUNOS DA ÚLTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUJEITOS DESTA ANÁLISE, FOCALIZO SUAS PRÁTICAS ESPACIAIS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR. DELINEANDO O SER ALUNO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES, NO SEU PROCESSO DE ADOLESCER E SER/ESTAR JOVEM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SÃO MAPEADOS OS LUGARES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO POR ONDE ESSES JOVENS ADOLESCENTES ENTRE 14 E 17 ANOS, HETEROGÊNEOS SOCIOCULTURALMENTE, MORADORES DE DIFERENTES BAIRROS, VIVENCIAM SEU TEMPO, SEU ESPAÇO E SEU MUNDO E ANALISA-SE A LEITURA QUE ESSES ALUNOS, ENTRE A 5ª E A 8ª SÉRIE, FAZEM DA GEOGRAFIA ENSINADA E APRENDIDA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. A CONFIGURAÇÃO DE UMA REDE MULTICULTURAL DE REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS, DE LINGUAGENS, DISCURSOS `PEDAGÓGICOS` E EXPRESSÕES DA CULTURA JUVENIL PRESENTE NA GEOGRAFIA VIVIDA POR ESSES JOVENS ADOLESCENTES CONTRASTA COM A LINGUAGEM, PRÁTICAS E CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA DO CURRÍCULO ESCOLAR, FORNECENDO PISTAS PARA COMPREENDER POR QUE OS JOVENS ADOLESCENTES EVIDENCIAM QUE, EMBORA RECONHECÇAM A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA, ESTA DISCIPLINA NÃO DESPERTA SEU INTERESSE. ESSE DESCOMPASSO DE TEMPO-ESPAÇO ENTRE O MUNDO FORA E O DENTRO DA ESCOLA EXPÕE A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES CURRICULARES DE FORMA-CONTEÚDO, TEORIA-PRÁTICA, ESPECIALMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-ALUNO E CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COERENTE COM O TEMPO-ESPAÇO DOS JOVENS ADOLESCENTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO PARA POSSIBILITAR-LHES SUPERAR O SABER DE SENSO COMUM DIANTE DAS REALIDADES APARENTES DO ESPAÇO SOCIAL.pt_BR
dc.format.extent2097152 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
dc.subjectGEOGRAFIApt_BR
dc.subjectVIVÊNCIAS CULTURAISpt_BR
dc.subjectSABERES E PRÁTICASpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE E ESCOLApt_BR
dc.subject.otherESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunospt_BR
dc.titleGEOGRAFIA(S), SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTESpt_BR
Appears in Collections:Juventude e Escola

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools