Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/968
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FONSECA, Selva Edilamar Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.author | GRECO, Fátima Aparecida Da Silveira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MG | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T15:37:17Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T15:37:17Z | - |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/968 | - |
dc.description | UFU | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA PESQUISA TRATA DA GEOGRAFIA ESCOLAR, DOS APRENDIZES E DAS APRENDIZAGENS. CONSTATANDO QUE UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM SALA DE AULA PELOS PROFESSORES TEM SIDO DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS EM APREENDER, ESTE ESTUDO BUSCA DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE OS ALUNOS E A GEOGRAFIA ESCOLAR, ABORDANDO TEMAS COMO SUJEITO HISTÓRICO-CULTURAL, CULTURA JUVENIL, MÍDIA, LUGAR, MUNDO E MUNDIALIZAÇÃO. ANALISADO A GEOGRAFIA COMO UM SABER E UM PRÁTICA EM MOVIMENTO E CONSTITUINDO OS ALUNOS DA ÚLTIMA SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO SUJEITOS DESTA ANÁLISE, FOCALIZO SUAS PRÁTICAS ESPACIAIS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DENTRO E FORA DO ESPAÇO ESCOLAR. DELINEANDO O SER ALUNO EM SUAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES, NO SEU PROCESSO DE ADOLESCER E SER/ESTAR JOVEM NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, SÃO MAPEADOS OS LUGARES E OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO POR ONDE ESSES JOVENS ADOLESCENTES ENTRE 14 E 17 ANOS, HETEROGÊNEOS SOCIOCULTURALMENTE, MORADORES DE DIFERENTES BAIRROS, VIVENCIAM SEU TEMPO, SEU ESPAÇO E SEU MUNDO E ANALISA-SE A LEITURA QUE ESSES ALUNOS, ENTRE A 5ª E A 8ª SÉRIE, FAZEM DA GEOGRAFIA ENSINADA E APRENDIDA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO. A CONFIGURAÇÃO DE UMA REDE MULTICULTURAL DE REFERÊNCIAS IDENTITÁRIAS, DE LINGUAGENS, DISCURSOS `PEDAGÓGICOS` E EXPRESSÕES DA CULTURA JUVENIL PRESENTE NA GEOGRAFIA VIVIDA POR ESSES JOVENS ADOLESCENTES CONTRASTA COM A LINGUAGEM, PRÁTICAS E CONTEÚDOS DA GEOGRAFIA DO CURRÍCULO ESCOLAR, FORNECENDO PISTAS PARA COMPREENDER POR QUE OS JOVENS ADOLESCENTES EVIDENCIAM QUE, EMBORA RECONHECÇAM A IMPORTÂNCIA DA GEOGRAFIA, ESTA DISCIPLINA NÃO DESPERTA SEU INTERESSE. ESSE DESCOMPASSO DE TEMPO-ESPAÇO ENTRE O MUNDO FORA E O DENTRO DA ESCOLA EXPÕE A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO SOBRE AS QUESTÕES CURRICULARES DE FORMA-CONTEÚDO, TEORIA-PRÁTICA, ESPECIALMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA, COM O OBJETIVO DE ESTABELECER UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR-ALUNO E CONHECIMENTO GEOGRÁFICO COERENTE COM O TEMPO-ESPAÇO DOS JOVENS ADOLESCENTES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO PARA POSSIBILITAR-LHES SUPERAR O SABER DE SENSO COMUM DIANTE DAS REALIDADES APARENTES DO ESPAÇO SOCIAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 2097152 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA | pt_BR |
dc.subject | GEOGRAFIA | pt_BR |
dc.subject | VIVÊNCIAS CULTURAIS | pt_BR |
dc.subject | SABERES E PRÁTICAS | pt_BR |
dc.subject.other | JUVENTUDE E ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ESCOLA - programas e propostas educativas sob a ótica dos alunos | pt_BR |
dc.title | GEOGRAFIA(S), SABERES, PRÁTICAS E VIVÊNCIAS CULTURAIS DE JOVENS ADOLESCENTES | pt_BR |
Appears in Collections: | Juventude e Escola |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools